A Yamaha anunciou hoje (29) a contratação de Fábio Quartararo ao lado de Maverick Viñales na equipe oficial a partir de 2021. Isso significa que Valentino Rossi, independentemente de continuar correndo ou não, estará fora do time ao final do ano.
Quartararo realizou, em 2019, a sua temporada de estreia na MotoGP conquistando impressionantes sete pódios (cinco vezes em segundo e três em terceiro) pela Petronas Yamaha. O piloto de 20 anos duelou diversas vezes com o campeão Marc Márquez.
“Estou encantado com o que minha gerência conseguiu nos últimos meses junto com a Yamaha. Não foi fácil estabelecer, mas agora tenho um plano claro para os próximos três anos e estou muito feliz“, assegurou Quartararo. “Vou trabalhar duro, como fiz no ano passado e estou extremamente motivado para obter ótimas performances“.
Em 2020, Quartararo continua com a equipe Petronas Yamaha completando o segundo ano de seu atual contrato. No entanto, nesta temporada, ele pilotará uma YZR-M1 de fábrica e contará com apoio direto da marca. A mudança para a equipe oficial acontece apenas em 2021.
“Estamos muito satisfeitos que Fabio se juntará à equipe Yamaha Factory Racing em 2021 e 2022“, comentou o chefe da equipe, Lin Jarvis. “Seus resultados em seu ano de estreia no MotoGP foram sensacionais, um sinal claro de seu brilhantismo e habilidades excepcionais de pilotagem. Convidá-lo a se mudar para a equipe de fábrica depois de concluir seu contrato atual era um próximo passo lógico“.
Valentino Rossi ainda tem um contrato válido com a Yamaha ate o final de 2020. No entanto, a contratação de Quartararo fecha suas portas na equipe de fábrica. O italiano ainda não decidiu se para de correr ou continua. Nos últimos meses, o enecampeão fez elogios a Petronas.