A equipe Yamaha de MotoGP anunciou hoje (17) a contratação de Augusto Fernandez como piloto de testes em 2025. Campeão da Moto2 em 2022, o espanhol passou as duas últimas temporadas na KTM.
Fernandez teve uma estreia discretamente promissora na MotoGP em 2023, anotando um quarto lugar no GP da França como melhor resultado. Em 2024, no entanto, o piloto não conseguiu superar o impressionante companheiro de equipe Pedro Acosta.
Como as vagas de Acosta e Fernandez foram preenchidas por Enea Bastianini e Maverick Viñales, Fernandez ficou sem vaga na MotoGP para 2025. Mas agora, como piloto de testes da Yamaha, ele vai fazer algumas participações curinga quando for possível.
“Estou muito feliz e super animado por me juntar à Yamaha como piloto de testes para 2025. É uma grande honra fazer parte da família Yamaha e quero agradecer a todos que fizeram isso acontecer. Neste novo projeto, farei o meu melhor para ajudar a Yamaha a voltar a estar onde ela merece estar. Mal posso esperar para começar nossa jornada juntos”, disse Fernandez.
“Contratamos Augusto para ser nosso segundo piloto de testes ao lado de Cal Crutchlow. Cal infelizmente não conseguiu cumprir todas as suas funções de teste em 2024 e ficou óbvio que precisávamos recrutar um segundo piloto para nos ajudar a concluir todas as atividades essenciais para 2025“, disse Lin Jarvis em um de seus últimos movimentos antes de deixar a Yamaha.
Além dos testes, temos a ideia de participar de até seis corridas wild-card, e Augusto também será o piloto substituto caso algum dos pilotos. Augusto já começou a trabalhar conosco fora da pista e sua primeira participação real em testes será no teste de shakedown em Sepang no final de janeiro de 2025“, adicionou Jarvis, que entrega o cargo para Paolo Pavesio no próximo mês.
Fernandez poderá substituir tanto os pilotos da equipe de fábrica quanto da nova equipe satélite, os campeões da Pramac Racing, que passarão a correr com maquinário Yamaha em 2025 e 100% de apoio oficial, o que não acontecia até esse ano com a Ducati.