A equipe VR46 confirmou hoje (28) a sua entrada na MotoGP a partir de 2022. O time de Valentino Rossi chega à Categoria Rainha através de uma Joint-Venture com um grupo árabe e ainda está escolhendo a motocicleta que vão utilizar.
A informação surgiu nas primeiras horas dessa manhã através de um comunicado da Tanal Entertainment Sport & Media, um conglomerado de mídia de propriedade do príncipe saudita, Abdulaziz bin Abdullah Al Saud.
Isso significa que a VR46 terá o apoio financeiro da gigante petrolífera saudita Aramco, que entra no lugar da SKY nas carenagens das motos. A Tanal Entertainment Sport & Media se encarregará, a partir de 2022, de todas as tarefas de comunicação do time.
“A Tanal Entertainment Sport & Media tem o prazer de anunciar um importante acordo estratégico com a VR46 Team, empresa de Valentino Rossi para o futuro próximo na MotoGP. Em 2022 a VR46 Team vai estrear na MotoGP juntamente com a Tanal Entertainment Sport & Media com Saudi Aramco como novo patrocinador principal para o período de 2022 a 2026“, anunciaram.
“A Saudi Aramco, uma empresa já fortemente envolvida com o esporte motorizado e na F1 vai assim entrar no Campeonato Mundial de MotoGP de 2022 com a VR46 Team. A Joint Venture confirma as intenções de trazer esse projeto esportivo para a MotoGP mantendo a sua presença na categoria Moto2“, confirmaram. Outras empresas envolvidas são a Hyundai, Monster Energny, Maic Technologies, WithU e Ksa New Cities.
A única grande questão não anunciada é qual motocicleta a recém-formada Aramco Racing Team VR46 utilizará na MotoGP. A principal candidata é a Ducati preservando assim o acordo criado com a Esponsorama Racing Avintia onde corre Luca Marini.
A imprensa italiana , no entanto, não descarta a Yamaha, que mantém uma ligação com Valentino Rossi desde 2004 e não garante o apoio à Petronas SRT no longo prazo. Marcas como Suzuki e Aprilia também foram mencionadas. Esse anúncio será feito em um segundo momento.