A Mooney VR46 apresentou hoje (24) a sua equipe para a temporada 2022 de MotoGP. Será a primeira da estrutura completa na Categoria Rainha e a primeira de Valentino Rossi apenas como dono de equipe.
Para Rossi, que pendurou definitivamente o capacete ao término da temporada 2021, é o começo de uma nova era igualmente desafiadora. O eneacampeão, no entanto, será apenas o proprietário, enquanto que as funções gerenciais mais ativas serão feitas por seu braço direito, Alessio “Uccio” Salucci
“Estamos muito felizes por termos chegado até aqui, começamos como equipe na Moto3. Este ano vamos competir na MotoGP pela primeira vez. Isso fecha um pouco o círculo. Mas também seria bom começar outra bela história“, disse Rossi. “Gostaria de agradecer ao nosso parceiro Mooney. Vamos tentar dar o nosso máximo – especialmente aos nossos pilotos.”
“Esta equipe de MotoGP é uma evolução da equipe existente, um projeto que já existia“, disse Uccio. “Antes os caras precisavam de uma equipe na Moto3 e na Moto2, agora eles cresceram e precisam mais na Moto2 e MotoGP. Procuramos acompanhar o seu desenvolvimento e dar-lhes o nosso máximo apoio. Esperamos que possamos fazê-lo, porque é claro que sabemos que o MotoGP é um mundo diferente e muito mais difícil“, reconheceu.
Na MotoGP, os pilotos serão Luca Marini e Marco Bezzecchi. Para o irmão de Rossi, a pré-temporada encerrou bem. O piloto de 24 anos ficou com a terceira volta mais rápida nos testes coletivos de Mandalika, na Indonésia, realizados no fim de semana passado. Bezzechi, por outro lado, é um estreante na Categoria Rainha, vindo da Moto2.
“Será uma temporada muito importante para mim e para toda a equipe: comecei a me familiarizar com a nova Ducati GP22 e a entender seu potencial nos últimos testes. Os sentimentos são mais do que positivos, o objetivo é lutar pelo Top 5 e permanecer sempre no Top10“, disse Marini. “Gostaria de chegar ao pódio também, sei que é um objetivo muito ambicioso, mas tenho fé na minha equipe. A atmosfera é ótima, nos divertimos e eu me diverti muito. Também gosto muito das cores da moto, sempre foram as do Valentino.”
“O Catar está a apenas um respiro daqui e eu preciso aprender a gerenciar a pressão positiva que virá“, reconhece Bezzechi. “Tem sido uma longa espera e a adrenalina é imensa agora. Estou feliz como os testes foram, é claro que ainda tenho muito a fazer, fizemos apenas uma simulação de corrida até agora, e os primeiros GPs serão desafiadores. Gosto da equipe, eles são unidos e a atmosfera é boa. O título de Rookie do ano é um grande objetivo, mais do que qualquer outra coisa eu gostaria de lutar por ele até o final.”
Além da equipe de MotoGP, a Mooney VR46 Racing Team também apresentou a estrutura para seguir competindo na Moto2. Os pilotos, Celestino Vietti, de 20 anos e Niccolò Antonelli, de26, utilização motos Kalex e serão chefiados por Luca Brivio. A temporada inicia em 6 de março com o GP do Catar.