A equipe Aprilia de MotoGP anunciou hoje (26) que Maverick Viñales vai pilotar a RS-GP pela primeira vez em uma sessão de testes no circuito de Misano, entre 31 de agosto e 1º de setembro.
Viñales que, em junho, anunciou sua saída da Yamaha um ano antes do previsto, foi efetivamente demitido logo após o GP da Estíria por, alegadamente, ter forçado a motocicleta além do necessário durante aquela corrida. Liberado do contrato que tinha com a marca dos diapasões, o espanhol pode começar imediatamente a sua adaptação à Aprilia.
“Do ponto de vista técnico, é sempre fascinante ouvir as impressões de um piloto que testa a sua moto pela primeira vez. Especialmente um campeão como Maverick, que temos o prazer de receber na família Aprilia Racing“, disse o diretor da equipe, Romano Albesiano. “Depois o grande trabalho realizado em pista pelo departamento de corridas nos últimos dois anos, estamos acrescentando mais uma peça ao caminho de crescimento que estamos empreendendo com resultados encorajadores.“
Viñales, no entanto, ainda não tem previsão de participar de uma corrida com a Aprilia ainda esse ano. A marca italiana inscreveu para o GP da Inglaterra, no próximo final de semana, os pilotos habituais, Aleix Espargaró e Lorenzo Savadori. Nada foi dito sobre o papel de Andrea Dovizioso nesse momento.
“Claro que a primeira abordagem envolve uma fase de adaptação muito prática, em termos de ergonomia e afinação, que sabemos que variam para cada piloto“, adicionou Albesiano. “Mas tenho a certeza que o talento e a velocidade de Maverick vão vir à tona de imediato e mal posso esperar para começarmos a trabalhar juntos”.
Enquanto isso, o lugar de Viñales na Yamaha será provisoriamente ocupado por Cal Crutchlow, que vinha sendo o piloto de testes da marca e corre em casa: “estou ansioso para correr com o time de fábrica e trabalhar com o chefe da equipe de testes Silvano Galbusera e todos os membros da equipe, que conheço bem“, comentou o britânico.