Maverick Viñales venceu hoje (26) o Grande Prêmio do Catar de MotoGP no circuito de Losail. O espanhol precisou realizar um difícil duelo pela liderança com Andrea Dovizioso e Valentino Rossi para conquistar a sua primeira vitória pela Yamaha, logo em sua corrida de estreia pela marca dos diapasões.
A corrida começou com mais de meia hora de atraso devido, mais uma vez, às instáveis condições meteorológicas que afetaram todo o final de semana. Depois de duas provas sem problemas na Moto3 e Moto2, a chuva voltou a dar as caras faltando 5 minutos para a largada da principal categoria.
Seguiu-se uma grande demora, com constantes avaliações da direção de prova para ver se as condições melhoravam. Após muita discussão, a largada foi realizada às 15h45 (horário de Brasília), com uma volta de aquecimento a mais pelo circuito de Losail e duas voltas a menos no total.
Na largada, Viñales partiu muito mal e quem assumiu a ponta foi Andrea Iannone, com Johann Zarco em segundo. O bicampeão da Moto2, que realizava sua estreia na categoria rainha, não se intimidou e logo ultrapassou o italiano para assumir a ponta de sua primeira prova de MotoGP.
Marc Márquez logo deu um jeito de superar Iannone e pular para segundo, com Andrea Dovizioso em quarto, Viñales em quinto e Dani Pedrosa em sexto. Valentino Rossi, enquanto isso, vinha em sétimo e Jorge Lorenzo apenas em 16º.
Faltando 15 voltas para o final, Zarco mantinha surpreendentemente a ponta chegando a abrir vantagem de Dovizioso, que a essa altura já havia superado Márquez e estava em segundo. O sonho do francês em vencer em sua prova de estreia, no entanto ruiu quando exagerou na freada da curva 12 e caiu sozinho, abandonando a prova.
Isso deixou Dovizioso na ponta, seguido muito de perto por Márquez, Iannone, Viñales e Rossi, que já era o quinto. O italiano da Suzuki, no entanto, mais uma vez exagerou na dose e também acabou caindo, deixando o espanhol da Yamaha em terceiro lugar com Rossi já em quarto.
Não demorou uma volta completa para Viñales conseguir ultrapassar Márquez e assumir a segunda posição. O campeão do mundo parecia ter problemas, porque na mesma volta Rossi também o superou, sem dificuldades. A corrida era surpreendente, como muitas brigas, inclusive nas posições intermediárias.
Viñales agora partia em busca de Dovizioso na liderança, trazendo Rossi com ele. Os três passaram a disputar cada palmo do circuito de Losail, com a Yamaha se saindo melhor na seção mista. A Ducati, por outro lado, descontava a diferença nas retas e a situação permaneceu assim até a última volta.
Viñales conseguiu assumir a ponta na última volta e abrir uma vantagem que se revelou suficiente para não ser atacado na reta, vencendo a prova por apenas 0s461 de vantagem para Dovizioso e Rossi. Bem trás, Márquez cruzou em quarto, com Dani Pedrosa em quinto e um surpreendente Aleix Espargaró em sexto com a Aprilia.
Scott Redding também fez uma prova sólida encerrou em sétimo, à frente de Jack Miller, Alex Rins e Jonas Folger da Tech3 Yamaha. Lorenzo bem que tentou, mas encerrou sua prova de estreia na Ducati apenas na 11º posição. Confira aqui os resultados completos.