Maverick Viñales de volta à Suzuki? Esse é o boato que surgiu no Grande Prêmio de San Marino, final de semana passado. O espanhol pode voltar à equipe em que estreou na MotoGP e deixar sua vaga para o novato sensação Fábio Quartararo a partir de 2021.
De acordo com a imprensa espanhola, a possibilidade começou a ser comentada na sala de imprensa do Circuito de Misano pelo ex-representante da Viñales, Ricard Jové, que garante o interesse do chefe da equipe Suzuki, Davide Brivio em recuperar Viñales.
“Pelo que me consta, já houveram movimentos desse tipo“, disse Jové no podcast ‘Cambia el Mapa’, da rede DAZN. “Brivio, que tem um projeto para abrigar mais duas Suzukis em 2021, já entrou em contato com Maverick, e essa possibilidade existe. Acho que Maverick não explodiu nesses três anos na Yamaha e não está obtendo os resultados que esperava. Está ficando atrás de Rins e agora também de Quartararo“, opina.
Foi pela Suzuki que Viñales estreou na MotoGP em 2015 e conquistou sua primeira vitória, no Grande Prêmio da Inglaterra de 2016, tirando a marca de Hamamatsu de uma seca que já durava nove anos. Esses desempenhos catapultaram o piloto catalão como substituto ideal de Jorge Lorenzo na Yamaha a partir de 2017.
De lá para cá, no entanto, muita coisa mudou. Com exceção do começo meteórico na temporada 2017, Viñales nunca se firmou como um postulante ao título ao lado de Marc Márquez e Andrea Dovizioso. Atualmente, o espanhol ocupa a quinta posição no campeonato, apenas 22 pontos a frente de Fábio Quartararo (Petronas Yamaha), que tem impressionado mais.
Segundo Jové, Viñales poderia retornar à Suzuki, onde se sentia mais à vontade. “Todos os pilotos querem ser cuidados e mimados, e nisso eu acho que na Suzuki ele se sentiu muito confortável, e também acredito que a Suzuki é uma motocicleta potencialmente campeã mundial“, opinou. “Nas mãos de um piloto um pouco mais constante e sempre à frente, é uma campeã mundial segura e Maverick sabe disso“.
Já a Yamaha ficaria livre para promover Fábio Quartataro ao posto de Viñales. O jovem francês é um dos poucos que tem conseguido oferecer alguma resistência ao domínio de Marc Márquez. Em Misano, mesmo contando com um motor com menos giros, o piloto de 20 anos liderou o Grande Prêmio de San Marino até a última volta.
Todas essas possibilidades, contudo, são para 2021. Praticamente todos os pilotos estão comprometidos para a próxima temporada, com exceção de Johann Zarco, que optou por rescindir seu contrato com a KTM com um ano de antecedência.
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