A pré-temporada 2018 da MotoGP começou hoje (14) com o primeiro dia de testes coletivos no circuito de Valência. E nesse primeiro ensaio para o próximo ano, Maverick Viñales começou na frente, exatamente dois décimos mais rápido que Johann Zarco.
O espanhol, que concluiu o GP de Valência apenas na 12º posição estreou um novo pacote aerodinâmico em sua Yamaha YZR-M1, semelhante ao já visto na Ducati. O piloto estabeleceu a volta mais rápida de 1min30s189 na 70º de 80 voltas.
Zarco chegou a liderar, antes de ser desbancado por Viñales. O francês deu continuidade ao bom ritmo apresentado durante a corrida, sendo o único a conseguir acompanhar o novo hexacampeão Marc Márquez pela manhã.
Márquez liderou toda a sessão matutina com o tempo de 1min30s501, preferindo fazer simulações de corrida à tarde. Apesar de um acidente sem maiores consequências, Valentino Rossi ficou em quarto, apenas 18 milésimos atrás do atual campeão.
Jack Miller começou bem sua nova fase na Pramac-Ducati com o tempo de 1min30s635, o suficiente para a sexta posição. O australiano foi um dos que conseguiram superar Aleix Espargaró (Aprilia-Gresini), espanhol que chegou a estar entre os primeiros no começo do dia.
A Ducati ainda luta para se acertar em Valência. Depois do desempenho mediano apresentado na corrida, Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo vieram na sequência, em sétimo e oitavo, respectivamente. Pol Espargaró (KTM) e Cal Crutchlow (LCR-Honda) completaram os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.
Para aqueles que mudaram de equipe, o primeiro dia foi de adaptação. Além de Miller, trocaram de equipe, Tito Rabat (Avintia-Ducati) em 12º, Scott Redding (Aprilia-Gresini) em 15º, Takaaki Nakagami (LCR-Honda) em 16º, Franco Morbidelli (Marc VDS) em 18º e Xavier Simeón (Avintia-Ducati) em 20º. Os testes continuam amanhã (15).