Maverick Viñales conquistou hoje (9) a pole position para o Grande Prêmio de San Marino de MotoGP, no circuito de Misano. O espanhol cravou o tempo de 1min32s439 nos últimos segundos de uma classificação muito disputada. Andrea Dovizioso ficou em segundo e Marc Márquez em terceiro, após cair no momento decisivo.
Mesmo sem Valentino Rossi, ausente depois de se acidentar enquanto praticava enduro na semana passada, a fase decisiva da sessão classificatória foi acirrada, principalmente entre os pilotos espanhóis. Jorge Lorenzo começou na frente com o tempo de 1min33s733, logo superado por Viñales com 1min33s408.
Dani Pedrosa também deu as caras nas primeiras posições quando marcou 1min33s315. O espanhol, no entanto, liderou o Q2 apenas por alguns segundos, porque Viñales logo deu o troco com 1min32s833, trazendo Danilo Petrucci em segundo.
Enquanto isso, Dovizioso vinha apenas em nono e Márquez em décimo. O pentacampeão, no entanto, logo acertou uma grande volta ao marcar 1min32s636 pulando para primeiro. Lorenzo também continuava na briga ao estabelecer 1min32s792 voltando para o terceiro lugar.
Restando dois minutos para a bandeirada, Márquez liderava. Dovizioso, contudo retirou o campeão mundial da liderança ao marcar 1min32s616. Tentando revidar, o piloto da Honda acabou caindo na curva 12, quando restavam apenas 20 segundos para o término da classificação.
Viñales, no entanto, ainda não havia desistido e em sua penúltima volta marcou o tempo de 1min32s439, que lhe garantiu a pole position, a quarta esse ano e a 15º na carreira. Dovizioso ficou em segundo e Márquez, apesar da queda, em terceiro, fechando a primeira fila.
Cal Crutchlow também fez uma grande última volta e pulou para quarto, empurrando Lorenzo para quinto e Johann Zarco para sexto. A sétima fila começa com Pedrosa, tendo ao seu lado Petrucci e Aleix Espargaró. A quarta fila é composta por Alvaro Bautista, Michele Pirro e Karel Abraham, todos de Ducati. Confira aqui o grid completo.