Maverick Viñales conquistou hoje (20) a pole position para o Grande Prêmio da França de MotoGP, em Le Mans. O espanhol cravou o tempo de 1min31s944, superando Valentino Rossi por apenas 0s106. Johann Zarco completou a primeira fila, com a terceira posição. Marc Márquez é apenas 5º e Jorge Lorenzo 16º.
O último treino livre (FP4) começou com nuvens carregadas no céu francês do circuito Bugatti, em Le Mans. A possibilidade de chuva era real, por isso todos os pilotos se apressaram em entrar na pista para acertar suas motos em condições de corrida.
A sessão foi marcada por diversos acidentes, começando com o de Jorge Lorenzo, logo nos primeiros segundos do FP4. Em seguida foi a vez de seu companheiro de equipe, Andrea Dovizioso. Também visitaram a caixa de brita, Jack Miller, Jonas Folger e Márquez que ocupava a liderança.
Nos últimos minutos, no entanto, vários pilotos melhoraram seus tempos, e a primeira posição mudou de mãos continuamente. Primeiro com Viñales, depois com Zarco, passando por Dani Pedrosa e Rossi, até o espanhol da Yamaha dar o troco com 1min32s906 e garantir a liderança.
Q1 – Dovizioso e Zarco deixam Pedrosa e Lorenzo para trás
Choveu muito durante os treinos livres de sexta-feira, o que deixou alguns favoritos para trás, como Jorge Lorenzo, Dani Pedrosa, Andrea Dovizioso, Andrea Iannone e Johann Zarco. Eles não conseguiram bons tempos para passar diretamente ao Q2 e foram forçados à passar pela primeira fase, o Q1.
Álvaro Bautista começou na frente, com 1min33s666. Lorenzo o superou com 1min33s542, mas o espanhol da Aspar deu o troco logo em seguida com 1min33s022. Zarco, no entanto superou ambos ao marcar o impressionante tempo de 1min32s687, mostrando muita vontade de participar do Q2 em sua prova caseira.
Restando menos de cinco minutos, Zarco melhorava para 1min32s509 parecendo ser o favorito para a primeira vaga. Pedrosa, no entanto, conseguiu superá-lo com 1min32s415. Com o cronômetro zerado, Dovizioso surgiu das trevas com 1min32s298 tomando a pole pole position tirando Zarco do Q2.
O francês, no entanto, conseguiu melhorar na sua última volta para 1min32s367, o suficiente para desbancar Pedrosa da segunda posição e assegurar a última vaga do Q2, sendo muito aplaudido em sua volta de retorno aos boxes. Lorenzo irá largar apenas em 16º e Iannone em 17º.
Q2 – Yamaha domina, KTM surpreende
A fase decisiva da classificação começou com Bradley Smith e Pol Espargaró na frente, sendo essa a primeira vez que as motos KTM participam do Q2 em sua história. Enquanto isso acontecia, Márquez caía pela segunda vez no dia e Viñales tomava a ponta com 1min33s134.
Logo em seguida, Cal Crutchlow apareceu em primeiro com 1min32s414, trazendo Rossi em segundo e Márquez em terceiro. Restando dois minutos para o final, Viñales finalmente conseguia tirar o britânico da liderança com 1min32s146. O espanhol continuou andando forte e na volta seguinte baixou ainda mais, para 1min31s994, o suficiente para a pole position.
Rossi garantiu a dobradinha da Yamaha com o tempo de 1min32s100. A marca dos diapasões ainda teve mais um motivo para comemorar, pois na última volta Zarco tirou Crutchlow da primeira fila com 1min32s229.
Márquez tentou de tudo, mas ficou apenas na quinta posição, com Dovizioso em sexto, Scott Redding em sétimo e Pol Espargaró em um impressionante oitavo, a melhor posição de largada da KTM. Karel Abraham ficou em nono e Bradley Smith fechou os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.