A equipe oficial Yamaha de MotoGP confirmou hoje (3) o desligamento do engenheiro de corridas Esteban Garcia, que trabalhava ao lado de Maverick Viñales. O piloto espanhol agora terá Silvano Galbusera, que fazia o mesmo para Valentino Rossi.
Depois de um início forte de temporada, vencendo a primeira etapa do ano no Catar, Viñales não conseguiu mais repetir a performance e tem sido constantemente ofuscado pelo companheiro de equipe, Fabio Quartararo, que lidera o campeonato.
“Esteban juntou-se à nossa equipe em 2019. Ele e Maverick já haviam trabalhado juntos antes em 2013 e venceram o Campeonato de Moto3 naquele ano. Somos muito gratos por sua dedicação e paixão durante nosso tempo que passamos juntos, que levou a onze pódios para o Maverick, incluindo quatro vitórias, três segundos lugares e quatro terceiros lugares“, disse o diretor da equipe Massimo Meregali. “Dizer ‘adeus’ para um de nossos membros é sempre uma ocasião triste, mas foi uma decisão mútua baseada no que é melhor para ambas as partes. Desejamos a Esteban tudo de melhor para o futuro.“
Seu lugar será ocupado por Silvano Galbusera, que trabalhou ao lado de Valentino Rossi na equipe entre 2014 e 2019. Desde então, o engenheiro estava dirigindo a equipe de testes da Yamaha, enquanto o eneacampeão passou a trabalhar com David Muñoz.
De acordo com a imprensa espanhola, já no GP da Itália Galbusera foi visto várias vezes próximo aos boxes de Viñales e a falar várias vezes com Esteban García. A cooperação começa oficialmente no GP da Catalunha nesse final de semana.
Essa não é a primeira vez que Viñales muda o seu engenheiro mais próximo. Em 2018, o espanhol dispensou os serviços de Ramón Forcada, considerado um dos melhores da MotoGP, responsável por vencer vários títulos e corridas ao lado de Jorge Lorenzo. Agora está trabalhando com Franco Morbidelli (Petronas).