Maverick Viñales venceu hoje (4) o Grande Prêmio da Inglaterra de MotoGP, no circuito de Silverstone. O espanhol assumiu a ponta nas primeiras voltas e sumiu na liderança, conquistando sua primeira vitória na MotoGP e a primeira da Suzuki em 9 anos. Cal Crutchlow e Valentino Rossi completaram o pódio.
O domingo de corridas para o Grande Prêmio da Inglaterra estava com pesadas nuvens negras, como em todo o final de semana. Mas, a chuva resolvera dar uma trégua, o que fez com que a corrida de MotoGP fosse declarada como de pista seca.
Na largada, Crutchlow, Viñales e Rossi chegaram juntos à primeira curva, mas foi o espanhol quem saiu na frente, liderando com sua Suzuki. Mais atrás, logo nas primeiras curvas aconteceu um grande acidente entre Pol Espargaró e Loris Baz, que sujou completamente a pista e ocasionou a bandeira vermelha. A prova foi interrompida e todos os pilotos voltaram aos boxes.
Espargaró e Baz chegaram juntos na curva 10 (Maggots) e trombaram um por cima do outro, atravessando a pista em meio ao pelotão que passava. As duas motos ficaram completamente destruídas, com ambos precisando de atendimento médico. Apesar do clima de apreensão, eles deixaram a pista conscientes.
Após um atraso de meia hora, o grid foi refeito com suas posições originais. Encaminhados para o hospital, Espargaró e Baz ficaram de fora da prova. Na segunda largada, foi Crutchlow quem partiu melhor tomando a ponta, a frente de Rossi e Viñales, segundo e terceiro, respectivamente. Márquez e Pedrosa vinham logo atrás.
Antes do final da primeira volta, no entanto, Viñales conseguiu ultrapassar Crutchlow e assumiu a ponta abrindo vantagem. Logo atrás, Márquez também conseguiu superar Rossi e pular para terceiro. Lorenzo vinha em sétimo.
Pilotando com muita confiança, Viñales fazia a melhor volta da corrida e abria vantagem. No entanto, Márquez havia conseguido se livrar de Crutchlow e já estava em segundo. Enquanto isso, Stefan Bradl e Scott Redding sofriam acidentes, o primeiro violento. O segundo, em baixa velocidade, na chicane.
Enquanto Viñales corria livre a frente, a briga principal acontecia pela segunda posição entre Márquez, Crutchlow e Rossi. Mostrando disposição, o italiano conseguiu recuperar a posição do britânico quando restavam quinze voltas para o final. Na volta seguinte foi a vez de superar o espanhol e voltar ao seu segundo lugar original.
Restando doze voltas para o final, Viñales corria com muita segurança na primeira posição, com Rossi a 2s6 atrás. Márquez vinha em terceiro, Crutchlow em quarto, Pedrosa em quinto e Andrea Iannone, começando a aparecer, em sexto. Seu companheiro, Andrea Dovizioso vinha logo atrás, após superar Lorenzo que caíra para oitavo.
Iannone brilha mas cai novamente. Rossi e Márquez dão show
Viñales, na frente, só abria vantagem. Restando oito voltas, já tinha 4s3 de vantagem à frente. Contudo, quem estava chamando atenção era Iannone, que já havia superado Pedrosa, Márquez e Crutchlow para ficar em terceiro, colado em Rossi. A briga pelo segundo lugar era simplesmente feroz entre todos esses competidores, que corriam juntos.
A sete voltas para o final, Iannone conseguiu se livrar de Rossi e partiu em busca de Viñales, que já tinha 4s7 de vantagem à frente. Contudo, o italiano não conseguia se afastar dos demais e, tentando forçar acabou escorregando sozinho na curva 17 dando adeus à briga pela vitória.
Crutchlow assumiu a segunda posição enquanto Rossi e Márquez se engalfinhavam pelo terceiro lugar. O espanhol chegou a sair da pista, mas conseguiu superar o eneacampeão que parecia estar pilotando sua Yamaha M1 no limite máximo. Lorenzo, em oitavo vinha a quase dez segundos de seu companheiro.
Nas últimas voltas, o ritmo de Márquez havia melhorado bastante, o que permitiu ao bicampeão alcançar Crutchlow no segundo lugar. Correndo em frente à sua torcida, o britânico não facilitou a situação. Os dois desceram a reta do Hangar lado a lado e o espanhol deixou para frear no último segundo, perdendo o ponto de frenagem e despencando para quinto, atrás de Pedrosa.
Nada disso importava para Maverick Viñales que cruzou a linha de chegada gloriosamente em primeiro lugar, com quase 5 segundos de vantagem para Crutchlow e Rossi, segundo e terceiro, respectivamente. Márquez ainda conseguiu recuperar o quarto lugar de Pedrosa, com Dovizioso em sexto, Aleix Espargaró em sétimo, Lorenzo em oitavo, Danilo Petrucci em nono e Álvaro Bautista em décimo. Confira aqui os resultados completos.
A vitória de Viñales foi a sua nona no Campeonato Mundial e a primeira na classe rainha, que disputa desde 2015. Também é a primeira da Suzuki desde o GP da França de 2007 com o australiano Chris Vermeulen, debaixo de muita chuva no circuito de Le Mans. A marca de Hamamatsu saiu da categoria em 2011 e retornou no ano passado.