Maverick Viñales assegurou hoje (25) a pole position para o Grande Prêmio de Valência, a etapa final da MotoGP que decide o título de 2023. O piloto da Aprilia superou Pecco Bagnaia e Johann Zarco, enquanto que Jorge Martin ficou para trás.
Depois de uma sexta-feira difícil, onde não conseguiu uma volta boa, Bagnaia (Ducati) foi obrigado a passar pelo Q1. Mas o italiano tirou de letra marcando o tempo de 1min29s054, um novo recorde e garantindo a passagem para o Q2 junto com Alex Márquez (Gresini-Ducati).
A fase decisiva começou com Brad Binder (KTM) na frente trazendo Martin (Pramac-Ducati) em segundo, com apenas 0s011 de atraso, e Jack Miller (KTM) em terceiro, 0s099 atrás. Sentindo a maré virar, Bagnaia logo marcou 1min29s167 e entrou na briga.
Martin, por outro lado, acusou o golpe. O espanhol não conseguia acertar uma boa volta para assegurar a pole e ainda tinha a incômoda sombra de Marc Márquez (Repsol-Honda) nas suas costas, que o elegeu para seguir neste Q2. O espanhol, inclusive, acabaria caindo na perseguição.
Viñales (Aprilia) manteve a velocidade da véspera e marcou 1min28s931, primeiro tempo abaixo de 1min29s e novo recorde do circuito. Alex Márquez (Gresini-Ducati) caiu e causou uma bandeira amarela, dessa vez atrapalhando Martin e não Bagnaia como havia acontecido no treino de sexta.
Bagnaia continuou firme e marcou 1min29s023, o suficiente para a segunda posição. Para piorar ainda mais as coisas para Martin, seu companheiro de equipe, Johann Zarco também conseguiu melhorar o seu tampo ao marcar 1min29s144 e se colocar em terceiro.
Jack Miller foi outro que conseguiu melhorar no final para se colocar em quarto, a frente de seu companheiro de equipe Binder em quinto e de Martin, apenas na sexta posição. Marco Bezzecchi (VR46-Ducati), Alex Márquez, Marc Márquez e Raul Fernandez (RNF-Aprilia) completam o Top 10.
Com 21 pontos de atraso de 37 possíveis, “Martinator” terá que encontrar uma maneira de vencer a Sprint Race ainda hoje e torcer para Bagnaia ter algum problema para permanecer na briga pelo título. Enquanto isso, Joan Mir (Repsol-Honda) foi vetado pelos médicos após o seu acidente no FP1.
Grande Prêmio de Valência – Grid de Largada
- Maverick Viñales, Aprilia, 1:28,931 min
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 0,092 seg
- Johann Zarco, Ducati, + 0,213
- Jack Miller, KTM, + 0,230
- Brad Binder, KTM, + 0,240
- Jorge Martin, Ducati, + 0,251
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 0,292
- Alex Márquez, Ducati, + 0,330
- Marc Márquez, Honda, + 0,344
- Raúl Fernández, Aprilia, + 0,507
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 0,579
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 0,866
- Augusto Fernández, KTM
- Enea Bastianini, Ducati
- Fabio Quartararo, Yamaha
- Takaaki Nakagami, Honda
- Luca Marini, Ducati
- Pol Espargaró, KTM
- Franco Morbidelli, Yamaha
- Alex Rins, Honda
- Lorenzo Savadori, Aprilia