O ano está acabando e mais uma vez Marc Márquez é o favorito para ser campeão de MotoGP. O seu quinto título na categoria rainha pode chegar no próximo final de semana, no Japão e aqui você vê o que o espanhol precisa fazer para isso acontecer.
Após quinze etapas realizadas, Márquez detém uma liderança folgada no campeonato com 271 pontos. O piloto da Honda já venceu 7 corridas e subiu 12 vezes ao pódio, falhando apenas na Argentina (onde foi punido com 30 segundos) e em Mugello, quando caiu.
Isso, no entanto, não impediu que Márquez construísse 77 pontos de vantagem para Andrea Dovizioso, o segundo na tabela de classificação e 99 para Valentino Rossi, que vem em terceiro, apesar de ainda não ter vencido esse ano. 100 pontos ainda estão em jogo nas quatro etapas que restam.
Para garantir o título no Japão sem precisar fazer contas, Márquez precisa simplesmente vencer a corrida, sem mais nem menos. No caso de ser o segundo, o espanhol ainda depende do desempenho de outros para proclamar-se o campeão mundial, conforme você confere abaixo:
– Se Márquez terminar a corrida na zona de pontos à frente de Dovizioso, será o campeão.
– Se Dovizioso chegar em quarto, Márquez precisa de um quinto para vencer o campeonato.
– Se Dovizioso terminar em a corrida em quinto ou abaixo, Márquez pode encerrá-la dois lugares atrás do italiano para revalidar o título.
– Márquez será campeão do mundo se tanto ele quanto Dovizioso encerrarem a prova fora da zona de pontuação, desde que Rossi não vença a corrida.
A pressão sobre Márquez, no entanto, é grande. O espanhol já confessou que existe uma grande expectativa dentro dos boxes para que consiga o título em terras japonesas, como já fizera em 2014 e 2016. O circuito de Motegi é de propriedade da Honda.