Stefan Bradl, piloto de testes da Honda e provável substituto de Marc Márquez, testou pela primeira vez, na semana passada, o modelo 2021 da RC213V, que tem a missão de ser mais suave e amigável nessa temporada.
Bradl experimentou a nova Honda no circuito de Jerez, junto com os testes coletivos do Mundial de Superbike. Apesar de ter sido atrapalhado pela chuva, essa foi a primeira vez que a nova RC213V foi experimentada na pista.
A primeira coisa que você nota é que o novo modelo não tem mais a solda angular de 45º que o quadro tinha em cada uma de suas vigas laterais. A espessura é menor na parte inferior, porque a Honda busca deixar sua moto mais flexível nas curvas.
O escapamento também é diferente, mais comprido e estreito, com o objetivo de melhorar a velocidade nas curvas, evitando turbulências. O mesmo pode-se dizer do braço oscilante, totalmente em fibra de carbono.
A carroceria é a parte com menos mudanças aparentes. O design geral permanece o mesmo, o que indica que a Honda está satisfeita com a moto em termos aerodinâmicos, concentrando-se principalmente no motor e no chassi.
Com Marc Márquez ainda na longa estrada de sua recuperação, o desenvolvimento da RC213V está, pela primeira vez, todo nas mãos de Bradl, já que o outro piloto, Pol Espargaró recém veio da KTM e não muitos parâmetros para opinar, além de algumas informações da marca austríaca.
Embora a Honda não tenha divulgado os tempos, o comportamento da moto foi elogiado pelo piloto de testes Michele Pirro, que também estava em Jerez a serviço da Ducati. “Estão a fazer uma moto para todos. O melhor piloto faz a diferença, mas a empresa precisa de uma moto mais equilibrada para ter mais margem.” Vamos ver como será.