Valentino Rossi espera voltar às vitórias no Grande Prêmio da Holanda, que acontece nesse final de semana, em Assen. Tanto o piloto italiano quanto a Yamaha completam um ano sem subir ao degrau mais alto do pódio.
A última vez que isso aconteceu foi exatamente no Grande Prêmio da Holanda do ano passado e, desde então, a marca dos diapasões não conseguiu vencer novamente, embora Rossi tenha estado no pódio diversas vezes desde então, como na última etapa, na Catalunha.
“Estamos indo para Assen, onde ganhei no ano passado. Isso me dá emoções mistas. Por um lado, isto significa que faz muito tempo desde que eu e a Yamaha venceu pela última vez uma corrida, por isso precisamos de trabalhar arduamente“, confessou o nove vezes campeão mundial.
“Por outro lado, estou feliz porque Assen é uma pista fantástica“, relembrou Rossi. “Normalmente somos muito competitivos no TT, mas temos que verificar quais serão as condições e a situação, porque você nunca sabe o que pode acontecer lá“. Normalmente o clima é um fator decisivo na Holanda, como mostrou a confusa edição de 2016, que teve como vencedor Jack Miller.
Rossi adora o circuito de Assen, conhecido como “A Catedral do Motociclismo” e tem atrás de si um retrospecto brilhante: vitórias nas 125cc (1997), 250cc (1998), além da MotoGP, onde saiu triunfante das edições de 2002, 2004, 2005, 2007, 2009, 2013, 2015, e 2017. O italiano ocupa a 2º posição no campeonato, 27 pontos atrás de Marc Márquez.