Esteve ‘Tito’ Rabat foi escolhido pela Ducati para substituir Jorge Martin na equipe Pramac no GP da Espanha. O espanhol atualmente corre pela marca no Mundial de Superbike.
Martin, uma das revelações da temporada 2021, sofreu um grave acidente durante o terceiro treino livre (FP3) do Grande Prêmio de Portugal, no último fim de semana, fraturando nada menos do que sete ossos e um traumatismo craniano.
O espanhol de 23 anos vai ficar seis semanas sem apoiar o pé no chão, de modo que será impossível participar do GP da Espanha (2 de maio) e da França (16 de maio). A previsão mais otimista sugere um retorno no GP da Itália (30 de maio).
Campeão da Moto2 em 2014, Rabat competiu na MotoGP de 2016 até o ano passado, quando estava na Avintia, equipe satélite da Ducati. O time, no entanto, passou por profundas mudanças para 2021 que deixaram o espanhol de fora.
Sem lugar na MotoGP, Rabat precisou se contentar com a equipe Barni Racing, que também utiliza maquinário Ducati no WorldSBK. Como o campeonato só começa em 21 de maio em Aragão, Rabat tem uma agenda livre para substituir o ferido Martin.
Além de Rabat, a Ducati conta com Michele Pirro, piloto de testes da marca, que testou exaustivamente a GP21 durante a pré-temporada. O italiano sempre está de prontidão caso a fabricante de Bolonha precise de alguma substituição de última hora.