A pré-temporada 2023 de MotoGP retorna oficialmente amanhã (10) quando os pilotos titulares voltam às suas motos durante três dias no circuito de Sepang, na Malásia. Mas muita coisa já está acontecendo.
A última vez que Pecco Bagnaia, Fabio Quartararo, Marc Márquez e os demais pilotos estiveram com suas máquinas de competição foi em novembro nos testes de Valência. Seguiu-se o esperado período de férias, até que alguns viajaram até Portimão para desenferrujar os músculos em janeiro.
No início desse mês, as equipes empacotaram todo o seu material para Sepang, onde primeiramente aconteceu o chamado “Shakedown”, três dias reservados apenas aos pilotos de teste (como Cal Crutchlow, Michele Pirro e Dani Pedrosa) e estreantes (como Augusto Fernandez, da GasGas).
Com pouco tempo para fazer todas as experimentações que gostariam, as equipes aproveitaram ao máximo o período para colocar na pista todas as ideias que bolaram durante o inverno. Aqui estão algumas das que mais chamaram a atenção.
Ducati
Os campeões da Ducati estrearam uma aerodinâmica atualizada na Desmosedici GP23 que Michele Pirro encarregou-se de testar. O italiano teve duas motos na terça-feira, com diferentes versões do escapamento traseiro, um grande e outro curto.
As carenagens laterais parecem ter passado por um redesenho desde os Testes de Valência em novembro, já que eram muito maiores e mais detalhadas. Os pods laterais e o conjunto principal de asas permaneceu inalterado. Agora será a vez de Bagnaia e Enea Bastianini pilotarem as máquinas.
Yamaha
Depois de perderem o título para a Ducati, a Yamaha parece estar se esforçando para recuperar o terreno perdido, principalmente no seu maior calcanhar de aquiles: o motor. Espera-se que a versão 2023 do quatro cilindros em linha da YZR-M1 seja bem mais potente.
E foi isso que se viu nos primeiros dias. No speed trap registrado, Cal Crutchlow marcou 335 km/h de velocidade máxima – cinco a mais que Quartararo durante Grande Prêmio da Malásia do ano passado e oito a mais do que o conseguido no Teste de Sepang de 2022.
Aprilia
A Aprilia passou o inverno no túnel de vento, então um pacote aerodinâmico recém projetado tem sido o comentário nos testes até agora – inclusive na carenagem lateral, onde as laterais – cada vez mais elaboradas e intrincadas – estão se tornando um grande tópico de discussão.
O diretor técnico da Aprilia, Paolo Bonora, confirmou que a nova RS-GP tem algo “inovador” na carenagem dianteira. Pelas fotos colhidas do piloto de testes Lorenzo Savadori, essa inovação fica na parte superior da carenagem dianteira, como pode ser visto na foto acima.
KTM
Visualmente nenhuma moto chamou mais atenção do que a KTM. No último dia do Shakedown, os austríacos botaram na pista um novo pacote aerodinâmico que deixou a RC16 bem mais bojuda e corpulenta. A maior mudança foram as carenagens laterais de “efeito solo” maiores.
Dani Pedrosa esteve de volta à ação para comparar diferentes especificações do motor, além das citadas introduções aerodinâmicas. O espanhol foi acompanhado de perto pelo novo contratado Jack Miller e pelo austríaco Brad Binder nos boxes, que assumem a moto a partir de amanhã.
Honda
Nenhuma fabricante gerou maior expectativa do que a Honda. Depois de um ano desastroso em 2022, os japoneses da HRC mexeram bastante na sua principal equipe. A RC213V apareceu com uma aerodinâmica redesenhada, um novo escapamento, dois chassis diferentes, além do motor 2023.
Stefan Bradl testou novas asas e carenagens de formato peculiar com diferentes combinações. Nos boxes, foi a estreia do novo Diretor Técnico Ken Kawauchi, que veio da Suzuki, assim como Joan Mir. O espanhol assume amanhã, assim como Alex Rins, Takaaki Nakagami e Marc Márquez.