Valentino Rossi ganhou sinal verde para participar do Grande Prêmio da Europa, no circuito de Valência nesse domingo (8). O italiano passou nos dois últimos testes e está oficialmente livre do Coronavírus.
Rossi foi diagnosticado com Covid-19 em 15 de outubro, obrigando-o a perder as duas etapas que foram realizadas no circuito de Aragão. Um teste padrão realizado na última terça-feira (3) ainda apontava resultado positivo, porém uma nova tentativa ontem (5) não identificou o vírus no corpo do piloto.
De acordo com as leis italianas, Rossi foi autorizado a acabar com o seu isolamento aproveitando a oportunidade para voar até Valência, à noite. Esta manhã (6), o piloto da Yamaha fez um segundo teste PCR, que repetiu o resultado negativo. Isso permite que o piloto de 41 anos participe do Grande Prêmio da Europa deste fim de semana.
Como os resultados só foram divulgados agora, Rossi não pode participar dos treinos livres, onde o novato Garrett Gerloff foi escalado para pilotar a Yamaha M1. E o norte-americano foi a surpresa do dia, chegando a ocupar a quinta posição durante um breve momento do molhado FP2.
Se Rossi está livre do Coronavírus, Loris Capirossi acaba de ser diagnosticado com a Covid-19. O ex-piloto, que atua hoje como membro da comissão de segurança da FIM nem pode viajar à Espanha pois não passou no teste padrão realizado na terça-feira. Também estão confinados, Guido Meda (jornalista da SKY Sport), o piloto Kasma Daniel (SAG Racing), assim como seus técnicos, e Iker Lecuona (Tech3 KTM).