Os organizadores da MotoGP anunciaram ontem (17) novos logotipos para as quatro categorias principais do evento, o que marca o começo de uma nova era, agora de propriedade da Liberty Media.
Os novos logotipos monocromáticos substituem a familiar bandeira quadriculada em vermelho que está em vigor desde 2000 e que passou por um pequeno atualização em 2007. As subclasses utilizarão o mesmo design básico com ajustes individuais.
A Dorna também apresentou algumas variações, como uma versão abreviada do logotipo com apenas o “M” e o “GP”, além de um design de letras mais quadrado e “GP” em sobrescrito. É provável que ambas sejam usados como um design alternativo na próxima temporada.
Apesar das mudanças, a compra de 86% da Dorna Sports pela Liberty Media (a mesma dona da F1) ainda foi submetida para aprovação regulatória com a Comissão Europeia. Indícios de monopólio (o que é contra a lei) exigiram uma série de novos esclarecimentos.
Quando comprou a Fórmula 1 em 2016, a Liberty Media fez a mesma coisa, mudando o logotipo que utilizava desde o início dos anos 2000 por outro bem diferente. De lá para cá, a empresa alterou bastante o caráter da principal categoria de carros do mundo.
O proprietário dos registros da MotoGP ainda permanece oculto no momento, mas o escritório de advocacia que lida com as submissões é o mesmo representante sediado em Madri que lida com os registros de propriedade intelectual da Dorna Sports.