Os organizadores da MotoGP anunciaram hoje (15) no paddock do GP da Áustria a criação da “Harley-Davidson Bagger World Cup” que fará sua estreia em 2026 e terá seis etapas.
A modalidade é inspirada na King of the Baggers, categoria preliminar do campeonato norte-americano (MotoAmerica) com a participação da Harley e da Indian. Na MotoGP, será apenas a Harley-Davidson, que patrocina a modalidade em mais uma tentativa de se popularizar entre o público jovem.
“O lançamento da Harley-Davidson Bagger World Cup sinaliza uma nova era ousada para a Harley-Davidson e para o motociclismo”, disse Kolja Rebstock, Vice-Presidente Sênior de Mercados Internacionais da Harley-Davidson. “Esta série tem como objetivo desafiar os limites das nossas máquinas, dos nossos pilotos e da nossa marca em um cenário global. Temos orgulho da parceria com a MotoGP para concretizar essa visão.”
Os pilotos competirão em motocicletas Harley-Davidson Road Glide, conhecidas por seu tamanho avantajado para viagens longas. Como no King Of The Baggers, haverá um preparo mínimo para que elas estejam aptas para participar das corridas.
A primeira etapa será, obviamente, no mercado doméstico, o GP dos Estados Unidos, no Circuito das Americas (COTA) no final de março. As próximas acontecem em Mugello (Itália), Assen (Holanda), Silverstone (Inglaterra), Aragon (Espanha) e Spielberg (Áustria).
Cada etapa contará com sessões de treinos e qualificação, além de duas corridas. Segundo a Harley-Davidson, seis a oito equipes independentes, que serão apoiadas pela Harley-Davidson Factory Racing, estarão no grid de largada.
Cada uma dessas equipes contará com dois pilotos, embora não tenham dito quais. Eles afirmaram que o objetivo é ter um paddock internacional com pilotos renomados. Mais informações serão divulgadas nas próximas semanas.
“Estamos sempre buscando maneiras de inovar e expandir, tanto na pista para alcançar nossos públicos recordes, à medida que continuamos nossa evolução, quanto para ampliar ainda mais o alcance do esporte – mantendo-nos fiéis ao que os fãs amam na MotoGP, mas encontrando maneiras de nos conectar com novos públicos”, disse Carlos Ezpeleta diretor da Dorna Sports.
“A Harley-Davidson Bagger World Cup cumpre esse papel. Será uma adição fantástica aos fins de semana de corrida para os fãs no local, ao mesmo tempo em que conectará nosso esporte a uma das marcas de estilo de vida e cultura mais icônicas da América do Norte – e do mundo”, completou Ezpeleta. Agora é de propriedade da Liberty Media, grupo americano que também detém os direitos da Fórmula 1.