A Yamaha informou hoje (22) que a parceria com a Tech3 se encerrará ao término da temporada 2018. A separação deixa o caminho livre para a entrada da equipe de Valentino Rossi na MotoGP. Já o time francês terá uma nova fornecedora de motos, que pode vir a ser a Suzuki.
A marca dos diapasões e a equipe de Hervé Poncharal começaram a parceria em 1998, colocando motos na pista em conjunto no ano seguinte, na classe 250cc. Os pilotos eram o francês Olivier Jacque e o japonês Shinya Nakano. Em 2001, a dupla ascendeu para as 500cc.
“Muito recentemente, fomos informados de que Hervé Poncharal, proprietário da Tech3 decidiu não prorrogar seu contrato com a Yamaha em alugar as motocicletas YZR-M1. Depois de conversações com Hervé, ficou claro que ele escolheu alinhar com um novo parceiro e, portanto, fomos obrigados a respeitar e aceitar sua decisão. O fim de uma parceria tão bem sucedida é sempre um pouco triste, pois também marca o fim de um relacionamento de longo prazo. Estamos muito gratos pela fidelidade e apoio de Hervé à Yamaha e pelos excelentes resultados obtidos ao longo desse tempo. Continuaremos a prestar nosso apoio total à equipe Tech3 e seus pilotos em toda a temporada de 2018, enquanto avaliamos as nossas opções para uma equipe alternativa na MotoGP em 2019 e além.” (Kouichi Tsuji, gerente da divisão esportiva da Yamaha)
A expectativa é de que a Tech3 assine um novo acordo nos próximos meses com a Suzuki. A marca já sinalizou ter interesse na manutenção de uma equipe satélite para aumentar as referências de suas motos no grid da MotoGP.
“Resumir 20 anos de uma parceria incrível entre Tech3 e Yamaha em poucas palavras é uma missão muito difícil. Desde a primeira vez que conheci o Sr. Iio em 1998, quando me deu a oportunidade de se juntar à Yamaha Motor Corporation foi uma viagem extraordinária juntos. Tudo o que me lembro são memórias fantásticas, ótimos resultados, uma atmosfera fantástica e sentimentos surpreendentes que compartilhamos com a família Yamaha, que sempre estará em minha mente e no meu coração. Claramente, acabar com esse tipo de parceria é uma grande decisão para mim. A Tech3 é uma empresa pequena, que tem que pensar no futuro e tem que pesar as diferentes opções. Foi-nos oferecido um acordo, que inclui algo que esperamos quase desde que começamos com a Tech3 e não consegui dizer não. Mas, obviamente, continuaremos a ser ‘Monster Yamaha Team’ até a última volta do Valência GP 2018. Mais uma vez, agradeço muito pelo apoio da Yamaha. Espero que eles possam continuar e ter o sucesso que merecem e encontrem um parceiro para substituir a Tech3.” (Hervé Poncharal, proprietário da Tech3)
Quanto à Yamaha, o que se espera é ascensão definitiva da equipe de Valentino Rossi à MotoGP. A estrutura, que já opera na Moto3 e Moto2, seria o “Time B” da marca dos diapasões, abrindo definitivamente o caminho para o eneacampeão como futuro manager e descobridor de talentos, algo que já faz através de sua academia de pilotos.