A triunfante vitória de Joan Mir no GP da Europa, com seu companheiro Alex Rins em segundo evidenciou, mais uma vez, a perfeição que atingiu a equipe Suzuki. É a primeira dobradinha da marca na Categoria Rainha em 38 anos!
A última vez havia acontecido no GP da Alemanha de 1982, quando três pilotos, Randy Mamola, Virginio Ferrari e Loris Reggiani colocaram as motos japonesas nas três primeiras posições na corrida sediada no circuito de Hockenheim.
Naquela época, a Suzuki era uma força dominante nas Categoria Rainha tendo sido campeã com Barry Sheene (1976/1977), Marco Lucchinelli (1981) e Franco Uncini (1982). Desde então, no entanto, eles não conseguiram exercer o mesmo domínio, apesar de terem sido campeões novamente com Kevin Schwantz (1993) e Kenny Roberts jr (2000).
Na primeira década do século 21, a Suzuki teve apenas brilhos esporádicos na MotoGP chegando a sair da categoria entre 2011 e 2014. A “nova era”, sob o comando do experiente diretor Davide Brivio começou em 2015 conquistando a primeira vitória com Maverick Viñales em 2016.
“Estou tão feliz, a equipe e eu montamos um fim de semana perfeito! É difícil dar 100% quando você está lutando por um título, porque você sempre tem que ser um pouco cauteloso, mas hoje eu vi a chance de minha vitória de estreia e tive que aproveitá-la“, confessou Mir. “Eu sabia o que tinha que fazer e me sentia muito bem com a moto. Não tenho palavras para descrever como é incrível ser um vencedor de MotoGP e isso me dá um impulso extra, especialmente depois de um fim de semana complicado em termos de condições. As coisas ainda estão perto do topo, então preciso me manter focado e continuar trabalhando para o próximo fim de semana.“
“Esperava liderar do início ao fim, mas perdi uma marcha na Curva 11 na 17ª volta, passei ao lado e Joan passou. Uma vez que ele estava na frente foi muito difícil acompanhá-lo, mesmo eu tentando, porque o ritmo dele era muito bom“, admite Rins. “Mas mesmo que o resultado não tenha sido perfeito para mim, foi um dia fantástico para a equipe. Joan conseguiu a vitória que ele realmente queria, Suzuki conseguiu uma dobradinha e eu consegui 20 pontos para somar à minha conta no campeonato! Então, estou feliz! Pronto para voltar na próxima semana e ver o que posso fazer, ainda há muitos pontos em jogo.”
Com a vitória, a sua primeira na MotoGP, Mir chegou a 162 pontos, 37 à frente de Fábio Quartararo (Petronas-Yamaha), que caiu novamente e foi apenas o 14º colocado. A próxima etapa, o GP de Valência, acontece nessa mesma pista em 15 de novembro.