A Suzuki apresentou hoje (4) a sua equipe para competir na temporada 2022 de MotoGP. Com mudanças sutis, por dentro e por fora, eles esperam voltar a brigar pelo título, como em 2020.
No ano passado, o campeão de 2020 Joan Mir ficou para trás e não teve velocidade para impedir que Fabio Quartararo (Yamaha) e Pecco Bagnaia (Ducati) ficassem à sua frente no campeonato. Por isso, o espanhol se mostra ansioso para conquistar, pelo menos, mais vitórias na temporada 2022.
“Demorei algum tempo durante o inverno para relaxar e desligar depois de uma temporada complicada em 2021. Fiquei feliz em terminar em 3º no campeonato, mas estou com fome de mais, e foi importante me redefinir para que pudesse me concentrar 100% em alcançar meu máximo”, disse Mir. “Meu treinamento foi bom e estou me sentindo em forma e pronto para atacar. Estou ansioso para voltar à minha moto, os testes que aconteceram no final do ano passado mostraram um desempenho aprimorado com o qual estou feliz, então agora é hora de mostrar a nova pintura e colocar mais voltas à frente a temporada começa em cerca de um mês.”
Para Rins a situação é exatamente oposta. Com três vitórias na MotoGP, todas pela Suzuki, o espanhol pretende ser mais regular em 2022, cair menos e finalmente disputar o título, o que ainda não conseguiu. O piloto de 26 anos se mostra entusiasmado com a nova versão da GSX-RR.
“A nova GSX-RR parece incrível e também tem um bom desempenho“, disse Rins. “Estou muito feliz por estar n início de uma nova temporada. Treinei muito durante o intervalo, não apenas na academia, mas também na minha GSXR1000R. No entanto, nada se compara à nossa moto de corrida nos circuitos. É bom voltar a estar com a equipe, estamos todos focados no mesmo objetivo e confio neles, todos mostramos que estamos prontos para conseguir grandes coisas. Os dias de teste serão importantes, mas mal podemos esperar pela primeira corrida no Catar!”
Na aparência, a Suzuki apresentou uma leve atualização do design inaugurado em 2020. O azul claro com prata ardósia recebeu uma dose maior de preto Monster Energy, principalmente na parte dianteira. O protótipo de 2022 vem sendo bastante elogiado pelo piloto de testes Sylvain Guintoli nos testes de Sepang.
“Durante o último teste em Jerez vimos grande potencial nos novos componentes, e o feedback do nosso piloto de testes Sylvain Guintoli, assim como de Joan e Alex, foi bastante positivo. Por isso, começamos as férias de inverno com boas vibrações e bom humor. Vamos ver o que podemos mostrar nesta excitante nova temporada“, disse o diretor técnico, Shinichi Sahara.
“A GSX-RR 2022 tem uma base semelhante à moto do ano passado, mas com algumas atualizações cruciais, especialmente na área do motor“, disse Ken Kawauchi, gerente técnico. “Queríamos manter a maneabilidade da nossa moto, que sempre foi forte nas curvas melhorando a entrega de potência. Com a ajuda de todos os engenheiros do Japão e da Europa, sentimos que conseguimos isso, então agora é hora de testá-lo na pista com nossos pilotos.”