Valentino Rossi venceu hoje (25) o Grande Prêmio da Holanda de MotoGP, no circuito de Assen. O italiano travou uma disputa eletrizante contra Danilo Petrucci e Marc Márquez em uma corrida que ainda viveu o drama da chuva nas últimas voltas.
Johann Zarco manteve a ponta na largada, à frente de Márquez, Rossi e Petrucci, que vinham nas quatro primeiras posições, muito próximos. Mais atrás, havia um segundo grupo liderado por Scott Redding, Andrea Dovizioso, Andrea Iannone, Cal Crutchlow e Maverick Viñales, que havia largado apenas em 11º.
Enquanto Zarco mantinha a liderança, Rossi partiu para cima de Márquez tomando-lhe a segunda posição na nona volta, na frenagem para a curva Haarbocht. No mesmo ponto, na curva seguinte, o italiano fez o mesmo com o líder assumindo a ponta. O francês acabaria sendo ultrapassado também por Petrucci despencando para quarto.
Mais atrás, Viñales já vinha em quinto e parecia ter condições de chegar no grupo líder. Mas, para a surpresa de todos, o espanhol caiu sozinho no contorno da chicane final, quando restavam 13 voltas para o final da prova. O piloto da Yamaha ficou imediatamente fora da corrida.
Rossi passou a comandar a corrida, trazendo Márquez muito próximo. Em sua ânsia por tentar ultrapassá-lo, o espanhol acabou errando e permitindo a ultrapassagem de Petrucci, que parecia muito à vontade no circuito holandês. Zarco vinha em quarto e Dovizioso em quinto, enquanto Jorge Lorenzo era apenas 13º.
Com Petrucci em segundo, Rossi aproveitou o momento para abrir distância na liderança. A situação parecia muito favorável para o italiano até começar a chover levemente quando restavam oito voltas para a bandeirada. As trocas de motos foram liberadas nos boxes. Zarco e Lorenzo foram os primeiros a entrar.
Com uma fina garoa caindo no circuito, a liderança de Rossi passou a ser muito ameaçada por Petrucci e Dovizioso, que havia conseguido superar Márquez e subir para terceiro. Os quatro relutavam em abdicar da luta e entrar nos boxes, em uma disputa que deixava o público em pé.
Rossi resistiu na ponta até restarem quatro voltas para o final, quando Petrucci finalmente conseguiu a ultrapassagem na frenagem para a chicane final. O Doutor, no entanto deu o troco na volta seguinte, retomando a liderança. Os dois passaram a abrir uma pequena vantagem para Dovizioso e Márquez, em uma briga particular em terceiro e quarto.
Enquanto tudo isso acontecia, Cal Crutchlow vinha em quinto e rapidamente se aproximava dos ponteiros. Restando duas voltas, o britânico ultrapassou Dovizioso e Márquez, mas não teve tempo para chegar em Rossi e Petrucci, que cruzaram a linha de chegada separados por apenas 0s5.
No finalzinho, Márquez conseguiu recuperar o terceiro lugar de Crutchlow, trazendo Dovizioso em quinto, Jack Miller em sexto e um surpreendente Karel Abraham em sétimo. Loris Baz foi o oitavo, Iannone o nono e Aleix Espargaró completou os dez primeiros. Clique aqui para conferir os resultados completos.
Essa foi a 115º vitória de Rossi desde que estreou no campeonato mundial em 1996, e a sua primeira desde o GP da Catalunha do ano passado. Com o abandono de Viñales, a liderança do campeonato agora é ocupada por Dovizioso, com 115 pontos, contra 111 do espanhol. Rossi vem em terceiro com 108 e entra novamente na briga.