Maverick Viñales venceu hoje (21) o Grande Prêmio da França de MotoGP, no circuito Bugatti, em Le Mans. O espanhol se aproveitou dos erros de Valentino Rossi, que caiu quando ocupava a liderança na última volta. Johann Zarco e Dani Pedrosa completaram o pódio.
Na largada, Zarco tomou a liderança, deixando Viñales em segundo, Marc Márquez em terceiro e Rossi em quarto. O italiano, no entanto conseguiu superar o campeão do mundo ainda na primeira volta, pulando para terceiro.
Zarco foi o único dos líderes a escolher correr com os pneus macios e, graças à melhor aderência, mantinha a liderança nas primeiras voltas. Viñales, por outro lado, não conseguia se aproximar e sentia uma forte pressão de Rossi, na terceira posição.
Na sexta volta, no entanto, os pneus de Zarco começaram a apresentar desgaste fazendo com quem Viñales conseguisse assumir a liderança. Mas, ao contrário do que se esperava, o francês continuou na briga, mantendo-se próximo ao espanhol e não permitindo a ultrapassagem de Rossi e Márquez.
Enquanto os quatro primeiros mantinham suas posições, quem realizava progressos era Dani Pedrosa, que conseguiu ultrapassar Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow para ficar em quinto. Mais atrás, Jorge Lorenzo também avançava para oitavo, depois de ter largado apenas em 16º.
Márquez cai quando ocupava a quarta posição
Márquez parecia estar pilotando com muita cautela, mas de forma até surpreendente acabou caindo na saída da curva 2, afundando-se na caixa de brita, quando restavam apenas 11 voltas para a bandeirada. Com isso Pedrosa pulou para quarto, com Crutchlow em quinto, Dovizioso em sexto e Lorenzo em sétimo.
Restando seis voltas, Zarco ainda mantinha a segunda posição, porém muito pressionado por Rossi. A ultrapassagem finalmente aconteceu na freada para a terceira curva, deixando as duas Yamaha oficiais em primeiro e segundo.
Rossi não apenas havia conseguido superar Zarco, mas exibia um grande ritmo de corrida, chegando a fazer a melhor volta da prova. Com isso, o italiano se aproximou rapidamente de Viñales. Quando restavam apenas três voltas, o italiano arriscou tudo e conseguiu superar o espanhol no mesmo lugar onde tinha ultrapassado Zarco.
Rossi erra e cai na última volta
Parecia que Rossi ia comemorar a sua primeira vitória na temporada, mas o italiano acabou errando no contorno da curva 6 permitindo a ultrapassagem de Viñales, na última volta. Tentando se recuperar, o Doutor errou novamente na curva 9, dessa vez caindo e ficando de fora da prova.
Com isso, Viñales cruzou a linha de chegada em primeiro com três segundos de vantagem para Zarco, que conquistou correndo em casa o seu primeiro pódio na MotoGP. Pedrosa completou o pódio em terceiro, após ganhar 13 posições ao longo da corrida.
Dovizioso ficou em quarto, Crutchlow em quinto e Lorenzo em um impressionante sexto lugar. Jonas Folger coletou mais pontos para a Tech3 Yamaha com o sétimo lugar, à frente de Jack Miller, Loris Baz e Andrea Iannone, que completou os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.
Leia mais
Moto2: Morbidelli supera Bagnaia e Luthi para vencer em Le Mans
Moto3: Mir vence corrida acidentada em Le Mans