A RNF Racing anunciou hoje (27) que vai trocar o maquinário Yamaha por Aprilia em 2023. Essa é a primeira vez na história que a fabricante italiana terá uma equipe satélite na Categoria Rainha.
As conversas da RNF Racing com a Aprilia já não eram segredo há algumas semanas. A equipe, que é uma reminiscência da Petronas SRT não está satisfeita com o suporte oferecido pela Yamaha e o seu líder, o malaio Razlan Razali decidiu que era hora de tentar outro fornecedor.
“Estamos absolutamente entusiasmados com esta parceria de longo prazo com a Aprilia Racing. A nossa filosofia continua a ser trabalhar em conjunto com a equipa de fábrica para desenvolver pilotos que um dia se tornarão pilotos de fábrica da Aprilia. Vamos ajudá-los no desenvolvimento para garantir que continuamos a ser competitivos. e finalmente vencer com a Aprilia Racing“, disse Razali confirmando que a RNF passa a ser um time júnior da Aprilia.
“A proposta da Aprilia cumpre nossos planos, estratégias e segurança de longo prazo para os próximos dois mais dois anos e devo agradecer a Massimo Rivola por sua confiança e fé em nós. Estamos absolutamente ansiosos para o no próximo ano e esta nova parceria. Ao mesmo tempo, queremos expressar nossa gratidão à Yamaha por esses últimos anos trabalhando juntos e crescendo juntos“, adicionou o malaio.
Do lado da Aprilia, o diretor geral da equipe, Massimo Rivola, espera que a parceria com a RNF Racing possa aumentar o desenvolvimento da motocicleta RS-GP, que no ano que vem não terá as concessões para testar livremente como vem acontecendo agora. Eles, sem dúvida, vão precisar de mais dados para analisar.
“Estou feliz em anunciar o acordo com a RNF Racing. Sempre raciocinamos em pequenos passos e como demonstramos a competitividade da nossa RS-GP, uma parte natural da jornada é ver mais dois na pista“, disse o diretor da Aprilia, Massimo Rivola.
“Com a RNF Racing encontramos um parceiro para valorizar e valorizar esta herança extraordinária. Estamos a pensar, claro, nos pilotos e na melhor competitividade, mas também de criar novas gerações de engenheiros, técnicos e gestores, para continuar e melhorar a extraordinária tradição italiana da Aprilia Racing“, completou.
Com a saída da RNF Racing, a Yamaha está, por enquanto, sem equipe satélite para 2023. Mas a expectativa é de que a nova estrutura, que venha a ocupar as vagas deixadas pela Suzuki utilizem os modelos YZR-M1. Há também a possibilidade de que a VR46 passa a usar as motos da marca no próximo ano.