A partir do Grande Prêmio dos Estados Unidos, em abril, o número #69 será aposentado da MotoGP. Trata-se da última homenagem da Categoria Rainha ao saudoso campeão de 2006, Nicky Hayden.
Hayden perdeu a vida em um estúpido acidente de trânsito na Itália em 2017 e, desde então as homenagens ao querido “Kentuky Kid” não pararam. A cerimônia acontecerá no Circuito das Américas em Austin, Texas.
O número #69 assim se igual ao #34 de Kevin Schwantz, #74 de Daijiro Kato, #65 de Loris Capirossi e #58 de Marco Simoncelli. Na Moto2 também foram retirados os números #48 de Shoya Tomizawa e #39 de Luis Salom.
“É uma grande honra. Essas corridas significaram muito para ele, ele esperava por elas durante todo o ano“, disse o pai Earl Hayden, sobre o prazer do filho em correr diante de sua torcida nos Estados Unidos. Antes de Austin, a prova acontecia em Laguna Seca e Indianápolis.
Essa não é a primeira homenagem que o Circuito das Américas dedica a Hayden, que já tem uma curva com seu nome lá. Ainda em vida, em 2016, o piloto recebeu a alcunha de “Lenda da MotoGP” pelos organizados da Dorna.