Ainda não foram divulgados os resultados da “Amostra B” solicitada por Andrea Iannone e seus advogados no caso positivo de doping que está envolvido. A Aprilia, no entanto, conta com sua presença nos testes de Sepang.
Iannone realizou um teste antidoping durante o GP da Malásia com resultados positivos. O italiano teria injetado drostanolona, um anabolizante comum entre fisiculturistas e encontra-se agora suspenso conforme prevê o Artigo 7.9.1 da FIM nesses casos.
O piloto da Aprilia, no entanto, ainda tinha direito de solicitar uma contra-análise, através de uma amostra B, também coletada na Malásia. Os resultados ficariam prontos em 7 de janeiro, mas até o momento nenhuma declaração foi dada.
A Aprilia, por outro lado comentou o assunto e ressalta que a presença de Iannone nos testes de Sepang, programados para acontecer entre 7 e 9 de fevereiro na Malásia, é essencial. A marca de Noale vai testar uma moto completamente nova para 2020, com motor V4 inclinado a 90 graus, não mais a 72º como era até então.
“No que diz respeito a nós é quase mais importante que Andrea esteja na pista para testar, em vez de perder algumas corridas“, disse Massimo Rivola, chefe da Aprilia. “Apoiamos Iannone, porque nunca duvidamos dele. Se ele cometeu um erro, está certo em pagar, mas evitamos conclusões relacionadas à exposição na mídia do piloto”, completou.
Tecnicamente Iannone pode participar dos testes, já que não são um evento chancelado pela FIM e nenhuma licença de pilotagem é necessária. De qualquer modo, a imprensa alemã aposta que o piloto de testes Bradley Smith já está pronto para substituí-lo, e conversas já foram realizadas com o checo Karel Abraham.