A petrolífera espanhola Repsol e a Honda Racing Corporation (HRC) anunciaram hoje (21) a renovação de seu compromisso juntos na MotoGP. A lendária parceria de 25 anos que contabiliza 15 títulos mundiais continua até pelo menos o final de 2022.
Conforme se esperava, a renovação aconteceu durante o GP de Aragão, realizado no último final de semana, na Espanha. Especula-se que o acordo promete entregar entre 12 e 15 milhões de euros por ano aos cofres da Honda.
“A renovação deste acordo com um parceiro tão importante para a Repsol como a Honda na MotoGP é a prova da força da nossa aliança, especialmente no atual clima internacional causado pela pandemia do coronavírus“, disse Begoña Elices diretora geral da petrolífera. “Para a Repsol, o fator tecnológico é fundamental e esta associação histórica tem proporcionado muita inovação e colaboração. Juntos alcançamos grandes objetivos desportivos e também temos feito os nossos produtos evoluírem para a excelência. Continuar a avançar neste caminho de sucesso, sempre ao serviço da sociedade, é o que nos motiva a continuar a melhorar dia após dia.“
A parceria entre a Repsol e a Honda vai além de um mero patrocínio. As duas empresas dividem um grande centro de desenvolvimento de tecnologia em Madri, na Espanha, que serve de base para as equipes de MotoGP e WorldSBK.
“É sempre uma satisfação alargar a nossa colaboração com a Repsol, sendo esta mais recente renovação por mais dois anos. Juntos alcançámos um sucesso incrível e formamos uma parceria que é única no esporte a motor“, disse Yoshishige Nomura, presidente da HRC. “Trabalhando como uma só equipe, tivemos que superar todos os obstáculos e dificuldades que surgiram e vamos continuar assim. 2020 foi um ano difícil para o mundo como um todo, mas juntamente com a Repsol continuámos focados nos nossos objetivos. Agora estamos ansiosos por continuando esta jornada juntos e escrevendo muitas mais páginas na história das competições de corrida de alto nível“.
Desde o início da colaboração em 1995, Repsol e Honda já conquistaram 180 vitórias, 447 posições no pódio de 500cc e MotoGP somados. Foram campeões pela equipe Mick Doohan, Alex Crivillé, Valentino Rossi, Nicky Hayden, Casey Stoner e, mais recentemente, Marc Márquez.
Os 15 títulos da Repsol-Honda no Campeonato Mundial
Mick Doohan: 1995, 1996, 1997, 1998
Alex Crivillé: 1999
Valentino Rossi: 2002, 2003
Nick Hayden: 2006
Casey Stoner: 2011
Marc Márquez: 2013, 2014, 2016, 2017, 2018, 2019