A MotoGP começa a esquentar os motores visando a temporada 2025 nessa sexta-feira, 31 de janeiro, com o Shakedown no circuito de Sepang, na Malásia. Mas nem todos os pilotos podem participar.
Os primeiros três dias pertencem principalmente aos pilotos de testes oficiais. São eles, Michele Pirro pela Ducati, Lorenzo Savadori (Aprilia), Pol Espargaró e Dani Pedrosa (KTM), Augusto Fernandez, estreando pela Yamaha, além de Takaaki Nakagami e Aleix Espargaró, pela Honda.
Só que Yamaha e Honda, tem concessões especiais esse ano e podem ir para a pista com todos os seus pilotos desde o dia 31. Isso signifca que veremos Fabio Quartararo, Alex Rins, Miguel Oliveira, Jack Miller, Luca Marini, Joan Mir e Johann Zarco já na sexta-feira.
Os novatos também podem participar, embora apenas Pedro Acosta tenha conseguido aproveitar a chance no teste em fevereiro de 2024. Esse ano, três pilotos vão entrar na pista: Fermin Aldeguer (Ducati), Ai Ogura (Aprilia) e Somkiat Chantra (Honda).
As regras são mais rígidas durante o shakedown de 2025. Os fabricantes implementaram uma proibição oficial de comunicação: jornalistas e fotógrafos têm acesso limitado ao circuito. Não há cronometragem oficial, nem entrevistas com os participantes ativos.
Após três dias intensivos, a segunda parte do teste de Sepang terá início de 5 a 7 de Fevereiro com todos os 22 pilotos regulares da categoria rainha. Nessa fase, quando os heróis da MotoGP vão à pista, as condições “normais” para a imprensa especializada voltam a aplicar-se.