Muito perto do título do Mundial de Superbike, Toprak Razgatlioglu é o nome mais quente da Yamaha depois de Fabio Quartararo. O turco pela primeira vez revelou que deve testar a YZR-M1 nos testes de pré-temporada durante o inverno europeu.
No GP da Espanha, realizado no último fim de semana em Jerez, Razgatlioglu abriu 50 pontos de vantagem para Jonathan Rea como resultado de suas duas vitórias no domingo, a primeira contra o piloto da Kawasaki e a segunda contra Scott Redding (Ducati) cruzando a linha de chegada apenas 113 milésimos a frente.
Embora já tenha anunciado a permanência no Mundial de Superbike por mais dois anos, Razgatlioglu revelou durante uma conversa informal com Rea que vai testar a Yamaha M1 durante a próxima pré-temporada. O diálogo foi publicado pelo próprio hexacampeão em seu canal no YouTube.
“Vou fazer um teste este ano com a MotoGP. É uma coisa boa, porque assim posso testar e talvez descubra que não gosto“, disse Razgatlioglu a Rea nessa conversa. “Capaz, você vai gostar”, respondeu Rea. “Veja o meu caso, eu queria ter ido mas nunca tive uma chance. Se tiver essa chance, vá“, complementou o piloto da Kawasaki.
Procurado pela imprensa para comentar o diálogo, Razgatlioglu confirmou: “Sim, vou experimentar a MotoGP no inverno, aproveitando os testes do WorldSBK. Minha prioridade agora é continuar ganhando corridas e dar o meu melhor“. As duas categorias costumam testar juntas em Jerez no mês de novembro.
A Yamaha insiste em Razgatlioglu porque não tem muitas opções competitivas para a segunda vaga da RNF Racing, que deve ser sua equipe satélite em 2022. O primeiro piloto será Andrea Dovizioso mas, com a saída da Petronas e o desmantelamento de seus times de base, eles estão completamente livres para procurar um novo piloto.