Toprak Razgatlioglu vai testar pela primeira vez uma Yamaha de MotoGP no próximo mês. O turco, campeão do Mundial de Superbike, é altamente esperado na Categoria Rainha, mas o diretor da marca dos diapasões ressaltou que na equipe oficial não tem lugar.
Rumores sobre uma possível vinda de Razgatlioglu à MotoGP ocorrem há algum tempo, principalmente depois da saída inesperada de Maverick Viñales no ano passado e da conquista do título do WorldSBK, encerrando um domínio de Jonathan Rea e da Kawasaki que durava desde 2015.
“Será a primeira oportunidade de ver o que ele consegue fazer com essa moto. Acho que ele também pode ser um piloto capaz na MotoGP“, disse Lin Jarvis, gerente da equipe de fábrica. “O que dissemos a ele é que se ele pretende fazer a mudança tem que fazê-lo o mais rápido possível porque este ano ele fará 26 anos“, lembrou.
O teste, portanto, é encarado como um presente pela conquista do campeonato e também como um teste para ver como Razgatlioglu se sai com o protótipo YZR-M1 pela primeira vez. Mas mesmo se for bem, o turco irá competir na equipe satélite da Yamaha à principio.
A especulação acontece por causa das baixas prestações de Franco Morbidelli desde que chegou à equipe de fábrica no final do ano passado. Mas o piloto italiano campeão da Moto2 em 2017 e vice-campeão de MotoGP em 2020 tem contrato até 2023 “e vamos cumpri-lo“, avisou Jarvis.
A questão é qual seria a equipe satélite. Rumores recentes dizem que a RNF Team (ex-Petronas SRT) está bem insatisfeita com o tratamento recebido pela Yamaha e pode passar a utilizar maquinário Aprilia em 2023. Pode ser feira uma nova estrutura para suprir os slots que venham a ser deixados pela debandada da Suzuki.