Raul Fernandez foi o mais rápido hoje (17) no treino que define as entradas para o Q2 do GP do Catar de MotoGP. O espanhol da RNF Racing marcou o tempo de 1min52s843 sobrevivendo após uma turbulenta fase final com muitas voltas canceladas.
Com a primeira sessão ocorrendo no início da noite local, a uma temperatura 24 graus ambiente e 28 no asfalto, a expectativa era de que os tempos caíssem rapidamente em relação à marca de estabelecida por Jorge Martin (Pramac) no FP1, 1min56s393.
Não demorou muito, portanto, para que os pilotos rapidamente baixassem essas marcas e, com um quarto de hora completados, Maverick Viñales (Aprilia) liderava o pelotão com 1min54s148, a frente de Fernandez e de Alex Márquez (Gresini). Jack Miller (KTM) foi o primeiro a cair.
Para Martin, a qualificação também não corria como planeado. Visivelmente insatisfeito, o vice-líder do campeonato queixava-se de uma enorme falta de aderência e, aos 25 minutos, continuava na 22ª e última posição, a 3,3 segundos do líder. Seu companheiro Johann Zarco caiu a meio da sessão.
Os pilotos da Aprilia, por outro lado, pareciam muito bem e revezavam-se na primeira posição. Miguel Oliveira (RNF Racing) passou para a frente com 1min54s005 antes de Viñales retomar a ponta com 1min53s340 a 25 minutos do final.
Restando 18 minutos para a bandeirada, Fabio Di Giannantonio (Gresini), no seu primeiro ataque com um pneu traseiro macio, marcou 1min52s892. À medida que o último quarto de hora se aproximava, todos mudaram para pneus macios e Martin melhorou imediatamente do 17ª para o terceiro lugar.
O melhor tempo seguinte foi feito por Fernandez, 1min52s843. Pecco Bagnaia (Ducati) vinha na quarta posição trazendo, como sempre, Marc Márquez (Honda) em seu encalço. Mas dava certo, pois era o único piloto da marca entre os dez primeiros.
Nos últimos cinco minutos, houve duas fases amarelas após as quedas de Pol Espargaró (GasGas) e Jack Miller (a segunda do dia) e, portanto, muitos tempos de volta cancelados. Entre eles estava o de Viñales, que marcou 1min52s652, o suficiente para a ponta, mas que não foi contabilizado.
Como resultado, Fernández acabou o dia em primeiro, com Di Giannantonio e Viñales vindo na sequência muito próximos. Binder novamente foi a KTM mais rápida, em quarto, com Aleix Espargaró colocando mais uma Aprilia em quinto a frente de Luca Marini em sexto.
Mesmo com os problemas, Martin conseguiu se posicionar em sétimo, a frente de Bagnaia em oitavo, que foi salvo pelas bandeiras amarelas e está no Q2. Augusto Fernandez (GasGas) e Marc Márquez completam os dez primeiros garantidos na fase decisiva.
No geral, as Ducati GP23 não causaram uma impressão tão boa como de costume nas temperaturas mais amenas do circuito de Losail. Zarco ficou em 16ª e o vencedor do GP da Malásia, Enea Bastianini, apenas em 18ª. Fabio Quartararo (Yamaha) ficou em penúltimo.
GP do Catar – Treino que define as entradas para o Q2
- Raúl Fernández, Aprilia, 1:52,843 min
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 0,049 seg
- Maverick Viñales, Aprilia, + 0,093
- Brad Binder, KTM, + 0,112
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 0,190
- Luca Marini, Ducati, + 0,251
- Jorge Martin, Ducati, + 0,352
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 0,359
- Augusto Fernández, KTM, + 0,446
- Marc Márquez, Honda, + 0,480
- Jack Miller, KTM, + 0,494
- Alex Márquez, Ducati, + 0,718
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 0,721
- Pol Espargaró, KTM, + 0,853
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 0,861
- Johann Zarco, Ducati, + 0,935
- Joan Mir, Honda, + 1,078
- Enea Bastianini, Ducati, + 1,094
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 1,162
- Iker Lecuona, Honda, + 1,411
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 1,417
- Takaaki Nakagami, Honda, + 1,598