Fabio Quartararo preferiu não participar dos testes coletivos de hoje (3) no circuito de Jerez, o mesmo onde precisou desistir da vitória no GP da Espanha ontem (2). Com problemas no braço direito, o francês optou por voltar imediatamente para casa e ser avaliado por médicos.
Quartararo conquistou a pole position com facilidade no sábado (1º) e na vinha na liderança da corrida quando precisou diminuir o rimo drasticamente nas voltas finais. O francês relatou que não estava mais sentindo o braço direito, sintoma típico da temida Síndrome Compartimental.
“O problema da síndrome compartimental estava claro hoje. Por mais ou menos 10 voltas, consegui segurar Jack Miller por um segundo, mas de repente não senti mais meu braço direito“, explicou. “Estávamos em uma ótima posição para vencer aqui. Eu poderia até ter ido um pouco mais rápido. Nosso ponto forte de andar com o pneu usado finalmente não foi necessário, porque eu não tinha força no braço.“
Quartararo ainda conseguiu terminar a corrida em 13º lugar, o suficiente para somar três pontos. Mas o francês estava visivelmente desanimado e optou por voltar imediatamente para casa e ser avaliado pelos médicos, já que a próxima etapa é justamente o GP da França.
“Vou tomar meu tempo para pensar sobre a situação e tentar tomar a melhor decisão sobre como lidar com o problema o mais rápido possível. Minha corrida em casa está chegando e quero estar em forma, isso é importante para mim“, admitiu Quartararo. “Sei que a moto funciona bem lá e que vou ter um bom desempenho. Quero resolver esse problema o mais rápido possível, mas da melhor maneira.“
Não é a primeira vez que Quartararo tem problemas com a Síndrome Compartimental, problema que afeta 9 entre 10 pilotos de motocicletas. O francês realizou uma cirurgia há cerca de dois anos, o que nem sempre resolve o problema em definitivo. O GP da França acontece em 16 de maio.