No teste coletivo da segunda-feira, os pilotos da Yamaha tiveram a oportunidade de testar pela primeira vez o novo motor de quatro cilindros em linha, talvez o último antes da chegada do V4. Mas as opiniões de Fabio Quartararo e Alex Rins são diferentes.
O motor já havia sido testado pelos piloto de teste em sessões particulares a que a Yamaha tem direito nessa temporada. Mais potente que o anterior, o novo propulsor deve ajudar a equipe a manter a boa fase vista no GP da Espanha, quando Quartararo foi segundo.
“O motor está funcionando muito bem”, relatou Quartararo. “Mas sinceramente, não senti nenhuma diferença. É difícil julgar exatamente aqui porque a reta mais longa em Jerez é muito curta. Mas parece um pouco melhor no banco de testes, então vamos ver.”
Já Rins, que ainda se recupera de suas lesões na perna direita, se mostrou mais empolgado: “É um bom motor com mais potência. Eles (Yamaha) trabalharam na velocidade máxima porque estamos um pouco atrás nisso. Conseguimos melhorar em 2 km/h, o que é um bom resultado.”
“Com mais potência você dirige melhor. “Você tem mais tração e sua vida fica mais fácil na pista”, enfatizou o piloto de 29 anos. “Claro, ainda precisamos melhorar em outras áreas, como a eletrônica. Mas estou muito feliz porque com esse desempenho extra podemos experimentar coisas diferentes.”
A próxima etapa é o GP da França, no circuito Bugatti de Le Mans, uma pista parecida com Jerez, com poucas retas e curvas acentuadas. Ou seja, cenário perfeito para Quartararo voltar a fazer bonito, ainda mais porque este é o seu GP de casa.
E sobre o novo motor V4? Segredo absoluto. A Yamaha pouco fala da nova unidade que, segundo consta, já foi testada no circuito de Valência junto com este na semana passada. A sua estreia em corridas, no entanto, só deve acontecer em 2026.