Fábio Quartararo será punido no primeiro treino livre (FP1) do Grande Prêmio da Espanha de MotoGP, na próxima sexta-feira (17). O francês descumpriu uma regra do regulamento esportivo enquanto treinava de Yamaha R1.
Para se preparar melhor ao retorno às pistas, muitos pilotos treinaram com motos de produção em autódromos, o que é perfeitamente viável. Quartararo, no entanto, teria ido um pouco longe demais, correndo com uma Yamaha YZF-R1m com componentes especiais no circuito de Paul Ricard, na França.
De acordo com a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Quartararo infringiu o artigo 3.5.5, parágrafo 1.15.1 do regulamento esportivo que não permite treinar com motocicletas equipadas com eletrônica de competição ou pneus não que estão disponíveis comercialmente.
Por isso, o piloto da Petronas Yamaha terá que perder os 20 minutos iniciais do primeiro treino livre (FP1) do Grande Prêmio da Espanha. Quartararo, entretanto, resolveu recorrer da decisão e fez um depósito de 1.320 euros (mais de R$ 8.000), portanto o resultado final ainda pode mudar.
Quartararo não foi o único punido pelo descumprimento dessa regra. O espanhol Sergio García, que compete na classe Moto3 também perderá os primeiros 20 minutos do FP4 por ter violado os regulamentos durante um treinamento privado no circuito de Aragão em junho passado.