A temporada 2022 nem começou, mas alguns já estão pensando em 2023. Seria o caso da Honda que, segundo os rumores dos últimos dias, está pensando em contratar Fabio Quartararo, Joan Mir ou Jorge Martin.
De acordo com os alemães do Speedweek, uma reunião entre os gerentes da HRC e os empresários de Quartararo em Barcelona lançará luz sobre uma futura cooperação a partir de 2023. Quem também revelou esse encontro foi o jornalista espanhol Manuel Pecino.
Parece estranho ver Quartararo deixar a Yamaha, mas a verdade é que o francês nunca fez juras de amor pela marca dos diapasões. Sua permanência está ligada à competitividade da YZR-M1. O novo campeão do mundo pediu algumas melhorias para 2022, mas não ficou impressionado com os primeiros testes.
“Queremos um pouco mais de aderência na roda traseira, mas definitivamente não a encontramos“, disse após os testes de Jerez em novembro. “Não demos um passo. Isso é certeza. Espero que possamos fazer isso em Sepang. Porque tentamos muitas coisas aqui, mas não notei nenhuma melhora“. Mas, o francês não se mostrou preocupado.
Dos outros dois candidatos, Joan Mir é o que tem o melhor motivo para deixar sua equipe, afinal, a Suzuki GSX-RR 2021 não correspondeu às altas expectativas após a conquista do título de 2020. “Minha permanência só depende da vontade deles em chegar ao título novamente“, disse em uma ocasião.
Jorge Martin foi o piloto revelação de 2021 e por isso já atrai o interesse de muitas equipes, mas é o que tem a menor chance de deixar a Ducati. Os italianos provavelmente o colocarão na equipe oficial em 2023 no lugar de um dos atuais pilotos, Francesco Bagnaia ou mais certeiramente, Jack Miller.
E quanto à Honda? Todos apostam que Pol Espargaró deve ser substituído mas, nos últimos comunicados, a equipe se mostrou menos devotada à Marc Márquez que, mais uma vez, parece em compasso de espera após a sua última e misteriosa lesão. Seria o começo do fim da histórica parceria? O tempo vai dizer.