Fabio Quartararo venceu hoje (5) o Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP, no circuito de Montmel,ó em Barcelona. O francês dominou a corrida com tranquilidade após Francesco Bagnaia ser abalroado por Takaaki Nakagami ainda na largada.
Quartararo (Yamaha) tomou a ponta na largada, à frente do pole position, Aleix Espargaró (Aprilia) e de Jorge Martin (Pramac). Nakagami (LCR), que havia partido apenas da 12º posição, já estava em quarto, quando deixou para frear muito tarde, bateu na traseira de Alex Rins (Suzuki) e Bagnaia (Ducati) tirando os três da corrida na primeira curva.
Daí em diante, Quartararo desapareceu na ponta abrindo vantagem volta após volta. Aleix Espargaró, por outro lado, passou a receber a pressão de Martin e de seu companheiro de equipe Johann Zarco durante toda a corrida. Os quatro abriram uma grande diferença para o quinto colocado que era Joan Mir (Suzuki) a essa altura.
As maiores brigas aconteceram no pelotão intermediário. Pol Espargaró (Repsol Honda), que também havia largado bem, pulou para a sexta posição, mas não conseguiu manter o ritmo e foi ultrapassado por Luca Marini (VR46), Enea Bastianini (Gresini), Maverick Vinales (Aprilia), Brad Binder e Miguel Oliveira (KTM).
O ritmo intenso e o forte calor foi demais para alguns pilotos, como Stefan Bradl (Repsol Honda), que caiu cedo na corrida. Marco Bezzecchi (VR46) foi outro que não conseguiu segurar sua Ducati, assim como Bastianini, que caiu quando era pressionado por Marini. Seu companheiro Fabio Di Giannantonio também caiu logo em seguida.
Isso permitiu que pilotos incomuns viessem para posições mais à frente, como Alex Márquez (LCR), que conseguiu correr após o forte acidente no FP4. Quem também fazia uma surpreendente corrida era Darryn Binder (RNF Yamaha), que chegou a estar no Top 10 por algumas voltas.
A surpresa final aconteceu na penúltima volta. Aleix Espargaró achou que a corrida já havia terminado e tirou a mão do acelerador na reta, permitindo a ultrapassagem de Martin, Zarco e Mir. O espanhol acabou apenas em quinto, perdendo pontos importantes e voltou inconsolável para o box.
Quartararo, portanto, venceu a corrida com mais de 6 segundos de vantagem para Martin, que ficou com a segunda posição. Zarco fez mais um pódio e Mir pontuou pela primeira vez desde que a Suzuki anunciou a sua retirada das pistas há um mês. Espargaró cruzou a linha apenas um décimo à frente de Marini.
Maverick Viñales (Aprilia) foi o sétimo, com Brad Binder, Olivera e Alex Márquez salvando a honra da Honda em 10º. Ramy Gardner (Tech3) também fez sua melhor corrida até agora em 11º, com Darryn Binder em 12º. Pol Espargaró perdeu tanto rendimento que acabou fora dos pontos, em 17º.
GP da Catalunha – Classificação Final
- Fabio Quartararo, Yamaha, em 40min29s360
- Jorge Martin, Ducati, + 6,473 seg
- Johann Zarco, Ducati, + 8,385
- Joan Mir, Suzuki, + 11,481
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 14,395
- Luca Marini, Ducati, + 15,430
- Maverick Viñales, Aprilia, + 15,975
- Brad Binder, KTM, + 21,436
- Miguel Oliveira, KTM, + 26,800
- Alex Márquez, Honda, + 30,460
- Remy Gardner, KTM, + 32,443
- Darryn Binder, Yamaha, + 32,881
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 33,168
- Jack Miller, Ducati, + 34,693
- Raul Fernández, KTM, + 37,844
- Michele Pirro, Ducati, + 44,533
- Pol Espargaró, Honda, + 46,199