Nem Jerez, nem Portimão: a pré-temporada 2021 da MotoGP só vai começar no Circuito Internacional de Losail em março, confirmou a Dorna. Problemas com logística, restrições pandêmicas e despesas extras motivaram a essa tomada de decisão.
Em circunstâncias normais, a pré-temporada deveria ter o seu pontapé inicial com o shakedown dos pilotos de teste e novatos no circuito de Sepang, na Malásia, entre os dias 14 e 16 de fevereiro. Em seguida, seria a vez os pilotos titulares entrarem na pista entre 19 e 21 do mesmo mês, como acontece todos os anos.
Mas, com um aumento expressivo no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas, o governo malaio não teve alternativa senão acionar o estado de emergência e iniciar um novo período de confinamento. No entanto, o navio com o equipamento das equipes já se encontra a caminho do país e sua chegada à região de Selangor (onde fica o circuito) está prevista para a primeira semana de fevereiro.
Nas últimas semanas especulou-se que, na impossibilidade de correr em Sepang, a pré-temporada poderia ocorrer em Jerez (Espanha) ou Portimão (Portugal). Mas levar todo o material de volta para a Europa significaria mais despesas para as equipes, além de praticamente outro mês inteiro de espera.
Por isso, a Dorna e a IRTA realizaram uma reunião virtual com as equipes onde ficou decidido que todo o material será levado da Malásia para o circuito de Losail, no Catar, que já estava escalado para sediar a segunda rodada de testes coletivos entre 5 e 7 de março, além da primeira etapa de 2021.
Para se adequar às novas circunstâncias, foram feitas alterações no calendário: No dia 5 de março terá lugar um Shakedown no qual só participam os pilotos de teste e estreantes na MotoGP. Entre 6 e 7 de março, todos os demais pilotos entram na pista para dois dias extras de teste Oficial. O novo cronograma está descrito abaixo.
3 e 4 de março: Setup
5 de março: Shakedown
6 e 7 de março: Teste Oficial
10-12 de março: Teste Oficial