Se depender dos organizadores do circuito de Portimão, Portugal estará no calendário 2020 da MotoGP. O país lusitano sediou uma etapa da categoria rainha pela última vez em 2010, ainda em Estoril.
De acordo com o jornal local Cmjornal.pt, o consórcio que comanda o circuito localizado na belíssima região do Algarve já está em negociações com a Dorna, a entidade que promove e regulamenta a MotoGP.
“As negociações estão em andamento“, disse a presidente da câmara de Portimão, Isilda Gomes. Segundo a dirigente, o objetivo é trazer mais “retorno econômico para Portimão e para a região do Algarve“.
Construído em 2008, após um investimento de 195 milhões de euros, o Autódromo Internacional do Algarve já sediou provas do Mundial de Superbike, GP2 Series, World Series by Renault e FIA GT. A MotoGP, no entanto, é uma novidade na região.
O interesse é tanto, que uma autarquia local já aprovou, por unanimidade, uma proposta de apoio financeiro de 1,5 milhões de euros (500 mil euros por temporada). Muito disso é motivado por Miguel Oliveira, que em 2019 vai estrear na MotoGP pela equipe Tech3 KTM.
Embora seja uma novidade no Algarve, a MotoGP visitou regularmente Portugal na última década, mas em outro endereço, o tradicional circuito de Estoril, na vila de Cascais. A última corrida, realizada em 2010, foi vencida por Jorge Lorenzo.