Pol Espargaró deve voltar a competir pela KTM na temporada 2023 de MotoGP. De acordo com a imprensa alemã, o espanhol já teria aceitado a volta pela equipe satélite Tech3, vaga que Miguel Oliveira recusou.
Segundo o diário alemão Speedweek, a KTM já decidiu, em conjunto com o CEO da marca, Stefan Pierer tudo o que fazer em 2023. Além de trazer de volta Jack Miller, que competiu pela marca na Moto3 em 2014, Pol Espargaró também está retornando, após duas temporadas infrutíferas na equipe principal da Honda.
Espargaró é muito benquisto pelos austríacos, tendo competido lá entre 2017 e 2020, ajudando-os a desenvolver a moto e conquistar os primeiros resultados. Mas, o espanhol volta para reforçar a equipe satélite, uma missão que Miguel Oliveira recusou, apesar de um aumento salarial, segundo algumas fontes.
“Pol teve uma influência muito forte no projeto de MotoGP de 2017 a 2020. Com a ajuda dele, chegamos onde estamos“, disse o diretor da equipe Pit Beirer. “Pol ainda tem contas a acertar na KTM. Porque quando a moto se tornou capaz de vencer, ele nos deixou por outro fabricante, onde perseguiu seu sonho de infância. Nesse meio tempo, percebeu-se que nem tudo é mais fácil lá do que conosco. Assim como Jack Miller, Pol tem habilidades extraordinárias.“
Na Tech3 KTM, Espargaró será o piloto experiente da equipe. Para o speedweek, o campeão da Moto2 em 2021, Remy Gardner deve acompanhá-lo em 2023. Já o futuro de Raul Fernandez ainda não foi decidido. O espanhol pode voltar à Categoria Intermediária, onde foi vice-campeão no ano passado.
Os alemães, inclusive, já dão como certo que Miguel Oliveira vai ser anunciado, em breve, como novo piloto da Gresini Racing para 2023. O português substitui Enea Bastianini, que já teria sido o escolhido para a vaga de Jack Miller na equipe principal da Ducati. Como gostamos de dizer, o tempo vai responder.