A MotoGP voltou à pista nessa sexta-feira (31) com o primeiro dia do shakedown, no circuito de Sepang. O piloto de teste da KTM, Pol Espargaró estabeleceu o melhor tempo, em um dia mais voltado para ajustes do que para velocidade.
Em condições inicialmente muito boas na quente Malásia, o programa de trabalho no primeiro dia do shakedown da MotoGP em Sepang foi preparar os protótipos de 2025 da melhor forma possível para a segunda parte da maratona de testes.
Após uma manhã intensa, o primeiro dia foi interrompido no início da tarde. Pancadas rápidas de chuva proporcionavam pausas. Somente no final da tarde o tempo ficou seco novamente e todos os pilotos retornaram ao circuito de Sepang.
As duas KTM de Brad Binder estavam sob a proteção de Pol Espargaró. O espanhol realmente marcou o melhor tempo no protótipo marcado como “BB1” com um tempo de 1min59s691. Pouco antes das 17h, ele causou uma bandeira vermelha ao parar na pista com a “BB2” com defeito.
Campeão da Moto2, Ai Ogura aproveitou todas as sessões para conhecer melhor a sua nova Aprilia RS-GP na equipe Trackhouse Racing. À tarde, o japonês ficou abaixo dos 2 minutos pela primeira vez superando o conterrâneo Takaaki Nakagami, agora piloto de testes da Honda.
Dani Pedrosa completou voltas com entusiasmo e foi o primeiro piloto a quebrar a marca de 2 minutos. O tricampeão mundial das 125cc e 250cc era o responsável pela coordenação dos equipamentos de Pedro Acosta e terminou o dia em quarto.
O novato da Gresini, Fermin Aldeguer, concentrou-se em aprender a pilotar a sua Ducati GP24. O espanhol de 19 anos pilotou impecavelmente em seu debut na MotoGP e marcou o quinto melhor tempo, apenas dois décimos atrás do líder.
A Yamaha utilizou apenas Andrea Dovizioso, que comparou três M1 e fez trabalho preparatório para os pilotos oficiais de teste e corrida, todos aptos a participar do shakedown. Augusto Fernandez não teve a chance de correr em Sepang nessa sexta-feira.
O principal testador da Ducati Corse, Michele Pirro apenas se concentrou em “amaciar” as duas Desmosedicis GP25s no primeiro dia. Em sua volta mais rápida, o experiente italiano ficou cerca de 1,6 segundos atrás do melhor tempo.
Quem mais trabalhou foi o piloto de testes da Aprilia, Lorenzo Savadori, que esteve ativo o dia todo e colocou em circulação nada menos que seis RS-GP diferentes. Mas, na tabela de tempos, o italiano estava claramente atrás, com mais quatro segundos. O shakedown continua amanhã.
Sepang Shakedown – Dia 1
- Pol Espargaro (E), KTM, 1:59.661 min
- Ai Ogura (J), Aprilia, +0.171 seg
- Taka Nakagami (J), Honda, +0.197
- Dani Pedrosa (E), KTM, + 0,200
- Fermin Aldeguer (E), Ducati, +1,319
- Andrea Dovizioso (I), Yamaha, +1,516
- Michele Pirro (I), Ducati, 1,692
- Lorenzo Savadori, (I), Aprilia, +4,091