Já não é segredo que a Dorna Sports, empresa que promove a MotoGP está a venda. Agora, a imprensa espanhola afirma que a Liberty Media Corporation, que gerencia a Fórmula 1, entrou na disputa.
De acordo com o jornal espanhol Expansión, a Liberty Media está em negociações com a Bridgepoint, uma empresa britânica de investimento privado que tem cerca de 40% de participação na Dorna desde 2006. Suas últimas operações, no entanto, datam de quatro anos atrás.
O preço que a Bridgepoint estaria pedindo é de quatro bilhões de dólares. Além da Liberty Media também já teriam feito propostas a Netflix, produtora da série de F1 “Drive To Survive”; Amazon, produtora de “MotoGP Unlimited”, e até a Disney.
Mas mesmo que a Liberty Media ou os outros demais interessados venham a comprar a parte da Bridgepoint, os outros 40% da Dorna Sports pertencem à um fundo de aposentadorias canadense, que é operado através de uma empresa no Luxemburgo.
A Dorna Sports assumiu o comando da MotoGP (então chamada de 500cc) em 1992. Na época, o então chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone também esteve interessado em colocar a Categoria Rainha do Motociclismo sob o seu braço, vindo a desistir no último minuto.
Desde então, o Mundial de Motociclismo cresceu ao ponto de chegar a superar a Formula 1 em audiência em meados da década passada. Em 2022, a MotoGP movimentou 425 milhões de euros, um aumento de 33% em relação ao ano anterior.