A equipe Petronas SRT confirmou hoje (28) que o atual piloto de testes da Yamaha, Cal Crutchlow correrá na moto de Franco Morbidelli nas próximas três etapas. O italiano ainda se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo.
Morbidelli precisou operar o ligamento cruzado do joelho esquerdo e já não havia participado do GP da Holanda, o último antes das férias de verão. Lá ele foi substituído por Garrett Gerloff, piloto da Yamaha no Mundial de Superbike. Agora Crutchlow assume a posição nos GPs da Estíria, Áustria e Inglaterra, diante de seu público.
“É muito bom voltar a rodar com a Yamaha este ano como piloto de testes oficial e poder intervir quando necessário é bom para todas as partes. Estou ansioso por correr pela Petronas Yamaha SRT nessas três etapas“, disse Crutchlow. “Obviamente, não é nas melhores circunstâncias e desejo uma boa recuperação ao Franco, espero que ele volte com força após a cirurgia no joelho. Tenho certeza que sim, porque ele tem pilotado de maneira fantástica nos últimos dois anos.“
Apesar de ter ficado mundialmente conhecido por suas vitórias na LCR-Honda, onde correu de 2015 a 2020, Crutchlow iniciou sua trajetória internacional com a Yamaha, onde foi campeão no World Supersport em 2009 e correu na equipe Tech3 entre 2011 e 2013. Aposentou-se das corridas no final do ano passado.
“Depois de analisar todas as opções, foi uma decisão coletiva entre a Yamaha e nós pedirmos a Cal para substituir Franco, enquanto ele se recupera da cirurgia“, disse o chefe da Petronas, Razlan Razali. “Cal é um piloto credível e experiente, que atualmente é piloto de testes da Yamaha. Como uma equipe independente, é aqui que podemos realmente ajudar a Yamaha. Cal será capaz de acumular uma boa quilometragem com a nossa M1, o que o deverá ajudar nos testes e trabalho de desenvolvimento. Cal substituirá Franco nas próximas três corridas e não temos objetivos reais para ele em termos de resultados. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiá-lo e fazê-lo sentir-se confortável na equipe. Ele já está familiarizado com algumas das pessoas-chave, o que ajuda, e tenho certeza de que está pronto para o desafio.“
A próxima etapa é o GP da Estíria, a primeira de duas corridas na Áustria, em 8 e 15 de agosto. Em 29 de agosto, Crutchlow terá mais uma oportunidade de correr diante de sua torcida, no GP da Inglaterra, no circuito de Silverstone, ausente no ano passado por causa da pandemia. Morbidelli deve voltar apenas no GP de Aragão, em 12 de setembro.