Dani Pedrosa venceu hoje (7) o Grande Prêmio da Espanha de MotoGP no circuito de Jerez de La Frontera. O espanhol controlou a distância que o separava de Marc Márquez, o segundo colocado durante toda a corrida. Jorge Lorenzo completou o pódio.
Pedrosa, que já havia conquistado a pole position ontem (6) manteve a primeira posição desde a largada, em uma prova inteiramente dominada pela Honda. A Yamaha, por outro lado teve muitos problemas, com Valentino Rossi e Maverick Viñales ocupando apenas posições secundárias.
Pelo lado da Yamaha, o grande destaque das primeiras voltas foi o desempenho de Johann Zarco, que ultrapassou Rossi, Lorenzo, Viñales, Cal Crutchlow, Andrea Iannone e até Márquez, chegando a ocupar momentaneamente a segunda posição. O campeão do mundo, no entanto, conseguiu revidar logo em seguida.
Da mesma forma Lorenzo, que havia largado apenas em oitavo começou a avançar progressivamente até alcançar Zarco que corria em terceiro. A ultrapassagem aconteceu na frenagem para a curva 6, conseguindo se afirmar na posição.
Viñales e Rossi chegaram a ficar em quinto e sexto mas, aos poucos começaram a ficar para trás. O espanhol não conseguiu se defender dos ataques de Andrea Dovizioso e o italiano, virando tempos muito acima dos demais, recuou até a 10º posição.
Nas últimas voltas, Márquez tentou uma aproximação sobre Pedrosa, mas foi o espanhol da moto #26 quem cruzou a linha de chegada em primeiro, 6s1 à frente de seu companheiro. A mais de 14s da dupla, Lorenzo completou o pódio, o seu primeiro pela Ducati. Zarco foi o quarto e Dovizioso o quinto.
Apesar de todos os problemas, Viñales salvou a sexta posição, principalmente graças aos acidentes de Iannone e Crutchlow, que também estavam à sua frente. Petrucci foi o sétimo, Jonas Folger o oitavo, Aleix Espargaró o nono e Rossi apenas o décimo, a 38s do líder. Confira aqui os resultados finais.