Dani Pedrosa venceu hoje (12) o Grande Prêmio de Valência de MotoGP, na Espanha. O espanhol ultrapassou Johann Zarco na última volta para vencer pela segunda vez no ano. Com o terceiro lugar, Marc Márquez chegou ao seu quarto título na categoria e sexto na carreira. As Ducati abandonaram.
Márquez, que já havia conquistado a pole position, comandou a corrida na largada, quando foi comboiado por seu companheiro de equipe Pedrosa. O espanhol da moto #26, no entanto, logo foi superado por um veloz Zarco, que partiu em busca do líder.
Sem querer disputar posição, Márquez deixou Zarco passar ainda nos primeiros estágios da prova. Enquanto isso, Andrea Dovizioso, único desafiante do espanhol pelo título, vinha em quinto lugar e era contido justamente por seu companheiro de equipe Jorge Lorenzo.
Dovizioso apertava Lorenzo, que não parecia muito disposto a deixá-lo passar. Mais à frente, Márquez e Pedrosa chegavam em Zarco, que já não conseguia abrir grande vantagem na liderança. Os cinco primeiros se juntaram em um grupo único à frente.
Restando 10 voltas, a Ducati já sinalizava placas para que Lorenzo deixasse Dovizioso passar, mas o espanhol permanecia na frente. Enquanto isso, Márquez partia para cima de Zarco retomando a ponta quando restavam oito voltas para o final.
Inacreditavelmente, Márquez logo depois quase caiu na freada para a primeira curva. O espanhol miraculosamente conseguiu manter o equilíbrio e voltar em quinto, mas o campeonato não demoraria muito para se encerrar.
Duas voltas depois, a situação começou a mudar para a Ducati com a queda de Lorenzo. Na mesma volta caiu também Dovizioso, evidenciando que as máquinas vermelhas realmente não tinham ritmo para vencer em Valência.
Zarco manteve a ponta, mas muito pressionado por Pedrosa. Com um ritmo melhor, o espanhol conseguiu a ultrapassagem na última volta, com o francês cruzando a linha de chegada apenas 0s2 atrás. Com as duas Ducati fora, Márquez ainda conseguiu completar o pódio.
Alex Rins ultrapassou Valentino Rossi nas últimas voltas para chegar em quarto, com o italiano em quinto e Andrea Iannone em sexto. Jack Miller realizou uma boa prova em sétimo, com Cal Crutchlow, Michele Pirro e Tito Rabat completando os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.