Dani Pedrosa conquistou hoje (6) a pole position para o Grande Prêmio da Espanha de MotoGP, no circuito de Jerez de La Frontera. Com o tempo de 1min38s249, o espanhol superou Marc Márquez na última volta, por 49 milésimos. Cal Crutchlow completa a primeira fila.
A sessão classificatória da MotoGP contou com pista seca e tempo claro no circuito andaluz de Jerez de La Frontera, condições ideais para que os pilotos atingissem o máximo de performance desde o início. Ainda assim, o último treino livre (FP4) foi, como de costume, inteiramente dedicado aos últimos acertos visando à corrida.
Andando bem desde a sexta-feira, Jorge Lorenzo abriu o dia na frente. Mas o espanhol logo foi superado por Jonas Folger e por Márquez, que encerrou o FP4 na frente, com o tempo de 1min39s467. Valentino Rossi ficou em sexto, com Pedrosa em oitavo e
e um insatisfeito Maverick Viñales apenas em 16º.
Q1 – Iannone e Espargaró deixam Dovizioso para trás
A primeira parte da classificação, que elege os dois mais velozes a participar do Q2 contou a participação de Andrea Dovizioso, Andrea Iannone e Danilo Petrucci, que foram mal nos treinos livres. Contudo, o primeiro a marcar um tempo rápido foi o francês Loris Baz, com 1min40s555.
Iannone, no entanto, não demorou a assumir as rédeas da situação, com o tempo de 1min39s837. O italiano continuaria melhorando, mas foi superado por Dovizioso, que marcou 1min39s280, e Aleix Espargaró da Aprilia, com 1min39s168.
Em forma, Espargaró logo baixou seu tempo para 1min38s942 e parecia que seria o dono da volta mais rápida. Mas nos últimos segundos, Iannone deu o troco com 1min38s919. Os dois foram promovidos para o Q2.
Q2 – Pedrosa surpreende Márquez
Scott Redding começou a fase decisiva na frente, rapidamente superado por Cal Crutchlow. Márquez, no entanto, não demorou a impor sua hegemonia, com o tempo de 1min38s300. Dani Pedrosa logo se colocou em segundo, com Lorenzo em terceiro e Viñales em quarto. Rossi, nesse momento vinha apenas em 10º.
Restando cinco minutos para o final, Márquez continuava na liderança, trazendo Pedrosa em segundo e Viñales em terceiro. Iannone vinha em quarto, com Lorenzo em quinto, Crutchlow em sexto e um surpreendente Jack Miller em sétimo. Rossi permanecia lá atrás
caindo agora para a 11º posição.
Nos últimos segundos, Pedrosa acertou uma grande volta, 1min38s249, o suficiente para desbancar Márquez da primeira posição, e conquistar sua primeira pole position em 2017 e a primeira desde Sepang 2015.
O campeão do mundo tentou revidar na última volta, mas precisou se contentar com a segunda posição, a apenas 0s049 de seu companheiro. Com a terceira posição, Cal Crutchlow completou uma primeira fila só da Honda em Jerez.
Visivelmente insatisfeito, Viñales ficou em quarto, a mais de 4 décimos de Pedrosa. Iannone ficou em quinto e Johann Zarco em sexto. Rossi salvou a sétima posição graças à uma melhor última volta ficando à frente de Lorenzo, Jonas Folger e Miller, que completou os dez primeiros. Confira aqui o grid completo.