Dani Pedrosa conquistou hoje (10) a pole position para o Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP, no circuito de Montmeló. O espanhol cravou a volta de 1min43s870 superando Jorge Lorenzo em mais de três décimos. Marc Máquez caiu quatro vezes ao longo do dia e Valentino Rossi ficou de fora do Q2.
O último treino livre (FP4) começou com uma mudança de última hora: o traçado alternativo, que havia sido especialmente concebido para esse ano em decorrência do acidente fatal de Luis Salom, no ano passado, estava descartado devido às insistentes críticas dos pilotos desde que entraram na pista, ontem (9).
Dessa forma, o traçado que passou a ser utilizado foi exatamente o mesmo da Fórmula 1, com uma chicane no lugar da famigerada curva 10, onde ocorreu o acidente. Como consequência, os tempos dos treinos livres não valiam mais nada e os pilotos partiram para o FP4 dispostos a arriscar mais do que o normal.
Assim, o último treino livre foi repleto de acidentes, desde Andrea Iannone, passando por Pol Espargaró, Álvaro Bautista e Marc Márquez, evidenciando que os pilotos ainda estavam buscando o limite do novo traçado escolhido. Nesse momento, Pedrosa já se mostrava à vontade, dominou com o tempo de 1min45s486, mesmo também caindo nos últimos instantes.
Q1 – Folger surpreende e deixa Rossi para trás
Devido às dificuldades com o traçado alternativo na sexta-feira, o Q1 contou com a participação de nomes improváveis, como Johann Zarco, Valentino Rossi, Cal Crutchlow e o líder do campeonato Maverick Viñales, que seriam obrigados a passar pela repescagem para lutar no Q2.
Apesar disso, quem dominou foi Jonas Folger que marcou o tempo de 1min44s239, trazendo Viñales em segundo e Miller em terceiro. Apenas nos últimos instantes que Rossi pulou para terceiro lugar, porém insuficiente para garantir sua passagem ao Q2. O italiano irá largar na 13º posição.
Zarco também se esforçou ao máximo, mas, dessa vez, não conseguiu superar seu companheiro de equipe largando apenas em 14º. Pior ainda foi para Crutchlow, que além cair em sua última volta válida e danificar a moto, vai ter que largar em uma longínqua 17º posição.
Q2 – Pedrosa e Lorenzo dominam. Márquez cai duas vezes
A fase decisiva da classificação começou com Dani Pedrosa na frente, com 1min44s472. Jorge Lorenzo, no entanto logo o superou com 1min44s201. Nesse momento Márquez ia para o chão na curva 3, não resistindo às fortes ondulações da pista de Montmeló. Esse era o terceiro tombo do espanhol apenas no sábado.
Pedrosa, no entanto deu o troco em Lorenzo com 1min43s870 quando restavam apenas 5 minutos para o final. Os dois pareciam estar em outro nível, já que o terceiro colocado era Hector Barberá, mais de meio segundo atrás. Viñales era apenas quinto e Márquez o nono colocado, depois de cair pela segunda vez na curva 5 e pela quarta vez no dia.
No final das contas, ninguém conseguiu superar a marca de Pedrosa, que garantiu mais uma pole position, a 30º de sua carreira. Lorenzo ficou em segundo e Danilo Petrucci em terceiro, após acertar uma grande última volta.
Apesar das quedas, Márquez salvou um quarto lugar, à frente Aleix Espargaró, outra surpresa em quinto, e de Barberá em sexto, evidenciando a supremacia de Honda e Ducati no circuito espanhol. Andrea Dovizioso ficou em sétimo e a primeira Yamaha apareceu apenas em oitavo com Folger. Viñales irá largar apenas em nono, com Álvaro Bautista fechando os dez primeiros. Confira aqui o grid completo.