Com a temporada de MotoGP finalmente resolvida, podemos analisar outros aspectos do ano, como a sempre interessante quantidade de acidentes que cada piloto sofreu. Temos um novo campeão em 2024 e não é Marc Márquez.
Dessa vez, Pedro Acosta é o piloto que mais caiu, com 28 quedas ao longo da temporada. O ponto mais baixo do novato na Classe Rainha foi o GP do Japão, onde, no seu desespero para andar entre os primeiros, enterrou a sua KTM na caixa de brita nos treinos e nas duas corridas.
Marc Márquez, que havia encerrado 2023 com nada menos do que 29 quedas em sua Honda RC213V, caiu “apenas” 24 vezes com a Ducati em 2024, o que realmente demonstra como o eneacampeão estava andando mais do que a motocicleta permitia.
Talvez tentando acompanhar a velocidade do irmão, Alex Márquez foi o terceiro piloto que mais caiu em 2024, com 21 acidentes. A equipe de Fausto Gresini deve ter tido bastante despesas com carenagens sobressalentes ao longo da temporada.
A seguir, outros números interessantes. A quarta e a quinta posição estão com os pilotos da KTM, Jack Miller, Brad Binder e Augusto Fernandez, o que mais uma vez demonstra o esforço dos pilotos da marca austríaca em andar mais rápido do que a moto.
Marco Bezzecchi, que definitivamente não se entendeu com a sua Ducati GP23, vem em sexto com 18 acidentes, um a mais que Joan Mir e a intragável Honda RC213V. O campeão Jorge Martin vem na sequência, como 15 acidentes, mesmo número de seu companheiro, Franco Morbidelli.
E Francesco Bagnaia? O italiano entrará para a história como um piloto que venceu 11 corridas e perdeu o título devido às quedas, mas no papel não foram tantas assim: apenas nove no total. O problema é que o bicampeão fraquejou em momentos chave do campeonato.
Com duas corridas por etapa, um total de 335 acidentes foram registrados na MotoGP em 2024. Felizmente, ao contrário de 2023, a maioria deles não teve maiores consequências. Fabio Di Giannantonio, Miguel Oliveira e Alex Rins foram os pilotos mais lesionados do ano.
“Diggia” ficou de fora das duas últimas corridas para se submeter a uma cirurgia no ombro, consequência de uma queda na Áustria. Rins caiu na Holanda e perdeu tudas etapas com o pulso quebrado. O mesmo aconteceu com Oliveira na Indonésia, perdendo dez corridas, um quarto da temporada.
E qual foi o piloto que menos caiu? Luca Marini pode não ter conquistado grandes resultados. Na verdade foram apenas 14 pontos somados. Por outro lado, ele poupou bastante dinheiro para a Honda, com apenas quatro quedas ao longo de 2024. Devagar e sempre é o seu lema.
Os pilotos que mais cairam ao longo de 2024 (Top 10)
1. Pedro Acosta: 28 quedas
2. Marc Márquez: 24
3. Alex Márquez: 21
4. Jack Miller: 20
5. Brad Binder, Aleix Espargaró, Augusto Fernandez: 19
6. Marco Bezzecchi: 18
7. Joan Mir: 17
8. Jorge Martin, Franco Morbidelli, Johann Zarco: 15
9 . Enea Bastianini, Fabio Di Giannantonio: 13
10. Fabio Quartararo, Maverick Viñales: 10